quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cinemas de Olinda estão em verdadeiro estado de abandono



O Cine Olinda e o Cine Duarte Coelho foram construídos nas décadas de 30 e 40, respectivamente; hoje os prédios estão sem janelas, poltronas e tela para projeção dos filmes

Da Redação do pe360graus.com

Há muitos anos os moradores de Olinda ficaram sem os dois cinemas que existiam na cidade. Um deles é o Cine Duarte Coelho que foi inaugurado em 1942, funcionou até a década de 60 e hoje está abandonado, com as paredes e muros pichados.

O prédio, que antes acolhia os amantes da sétima arte, atualmente está sem janelas e telhados. Os moradores se queixam da falta de cuidados da prefeitura. “O fundo do meu quintal dá para o cinema Duarte Coelho. Quando chove é ruim, fica tudo alagado e os matos crescem”, disse o representante comercial Walter Nunes Viana.

“Acho que Olinda, enquanto primeira Capital Brasileira da Cultura, deveria cuidar um pouco do cinema, q não tem na cidade”, reclamou o professor de inglês Nadin Simões.

O Cine Olinda também ficou na saudade dos moradores. Há mais de 40 anos o cinema não funciona regularmente. O prédio construído em 1936 passou por uma reforma, ganhou pisos e telhados novos. Mas a instalação elétrica ainda não foi concluída e faltam obras de acabamento na área do palco, na sala de projeções e nos banheiros.

A última reforma no Cine Olinda começou em 2002, há sete anos. Já foram investidos R$ 850 mil nas obras. Os moradores afirmam que no ano passado, mesmo sem poltronas, foi feito uma reinauguração simbólica do cinema com a exibição de um filme. A festa durou pouco e até a tela de exibição já foi retirada do local.

A Secretaria de Cultura e Patrimônio do município disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) quer que a prefeitura firme contrato com uma nova empresa para administrar a próxima etapa obra. Essa foi a exigência do BNDES para liberar mais um R$ 1,5 milhão.

De acordo com a secretária de Patrimônio, Márcia Souto, no caso do Cine Duarte Coelho, ainda não há recursos para a reforma. Nos dois casos, não há prazo para os moradores terem de volta os cinemas de Olinda. “A gente espera que, o quanto antes, esse impasse seja resolvido e a gente possa garantir, efetivamente, a reabertura do cinema", disse a secretária.

.

Nenhum comentário: