segunda-feira, 6 de abril de 2009

Olinda: No verão é a sina da falta d’água. No inverno, o medo da inundação.


Avenida Presidente Kennedy, Peixinhos - Foto de arquivo: 19/1/2009. Não precisa mais fazer fotos novas, todas são iguais.

A cidade hoje amanheceu inundada. Como reflexão deixo o artigo que escrevi para edição de fevereiro de 2009 do "Jornal Sem Censura":


INVERNO CHEGANDO E
CANAIS OBSTRUÍDOS


No verão é a sina da falta d’água. No inverno, o medo da inundação.
O sistema de macro-drenagem (canais e rios que cortam os bairros da cidade) de Olinda continua obstruído.

As cenas se repetem todo inverno.

As obras do Canal da Malária continuam se arrastando, apesar das inúmeras inaugurações com muita festa e discursos. Mas, os bairros de Jardim Brasil I e II, Vila Popular e Peixinhos (Avenida Presidente Kennedy) continuam a ter suas ruas e avenida alagadas com a água invadindo as casas e a vida das pessoas.

O Canal dos Bultrins que recebe todas as águas de Ouro Preto e Jatobá mostra que o problema já está chegando na beira da praia, com suas águas invadindo casas do Bairro Novo e Casa Caiada.

Na direção do Canal do Fragoso as águas arrastam pelas comunidades pobres da Ilha de Santana, Praia Verde e tantas outros, mas agora também transbordam no Jardim Atlântico.

Lava-Tripas com suas cheias atinge as populações de Águas Compridas, Sapucaia, Aguazinha e Jardim Brasil V.

O rio Beberibe – totalmente assoreado – invade as casas de Passarinho, Vila do
Tetra, Caixa D’Água e Portão do Gelo (Beira Rio).

Falta um planejamento estratégico para contenção das enchentes na bacia hidrográfica de Olinda.

As ações do poder público são apenas pontuais e emergenciais.

Olinda precisa urgente de um Plano Diretor para o disciplinamento das águas pluviais, com implicações na política de limpeza urbana, uso do solo e gestão de manutenção.

Enquanto o problema não for encarado com a seriedade que exige, a cidade fica indefesa e alaga com a primeira chuva que acontece.


.

Nenhum comentário: