terça-feira, 13 de novembro de 2007

Documentário "Sempre Vivas Parteiras"

Com informações da assessoria

No próximo dia 23 de novembro será lançado o documentário Sempre Vivas Parteiras, às 19h, no Centro de Cultura Luiz Freire, com a presença de algumas parteiras que participaram do filme. Após a exibição, haverá um momento de diálogo com o público, que poderá entrar conhecer um pouco do universo de saberes destas.

O documentário é um registro audiovisual etnocientífico do trabalho das parteiras tradicionais. Com duração de 45 minutos, o filme realizado pelo Movimento Curador retrata a resistência das parteiras, que nos contam as técnicas utilizadas no partejar e o seu saber sobre as plantas em relação a cura e métodos de estimulação para um bom trabalho de parto. Também são desveladas as relações do parto com a espiritualidade por meio de cantos, rezas e rituais.

O filme Sempre Vivas Parteiras tem a proposta política de expor uma realidade quase invisível para a maioria das pessoas. Além disso, ele pretende ser um instrumento didático para as parteiras tradicionais. Oito parteiras falam de suas experiências e, com sua linguagem simples, desmistificam a necessidade da presença médica no parto, demonstrando que o nascimento é um evento fisiológico e afetivo pertencente à família e a comunidade.

http://www.folhape.com.br/

Um comentário:

Sylvana disse...

Eu fui!
Quem puder, assista!
É um ótimo documentário para sensibilizar aqueles que acham que o parto tradicional está esquecido.