quarta-feira, 2 de abril de 2008

Peixinhos: "Lamento Negro" tem história


O Lamento Negro está investindo na renovação e nas novas gerações de músicos

Mc Leon e os meninos do Lamento Negro

Tambor que já foi tocado por Gira e Bola 8 do Nação Zumbi

Apresentação do Lamento Negro na campanha de combate a Dengue

Haroldo Anhuma

O Lamento Negro é o embrião da cena musical pernambucana. Foi junto com o pessoal do Lamento Negro que Chico Science veio buscar o toque do Maracatu em Peixinhos. E também levou para o seu grupo Nação Zumbi moradores do bairro como Gira e Bola 8, entre outros.

"Chibata, conhecido como Bola 8, trabalhava com Chico Science na Emprel e foi ele quem trouxe Chico Science para Peixinhos," recorda Osmair José de Melo (Olinda, 22/1/1974), o conhecido Maia, até hoje um dos líderes do Lamento Negro.

"Chico Science veio, achou do caralho, ensaiava em Chão de Estrelas, no Daruê Malungo e trouxe guitarras," lembra Maia. E completa: "Chibata tocava ogã, tinha Gira, Canhoto, Marcos, todos de Peixinhos, foram do Lamento Negro para a Nação Zumbi. Chico veio para cá beber a fonte e botar pro mundo. E daí surgiram várias bandas: RDA, Coração Tribal e tantas outras."

O Lamento Negro surgiu para o Carnaval. E ficou. É uma referência na cena musical pernambucana. É história.

4 comentários:

Unknown disse...

vcs esqueceram de comentar de mim o márcio(mestre miolo)segundo mestre do lamento negro.de 94 a 96.moro agora no rio de janeiro.sds.beijos pra maia,e familía.

Unknown disse...

vc haroldo que aparece na foto do lamento negro no combate a dengue,peço a vc que por favor peça pra marconi(coni)irmão de padre seu vizinho entrar em contato com o filho dele e milena que mora no rj,wanderson.pelo orkut:buiu.rooxx@gmail.com

Unknown disse...

claudetefofa@hotmail.com

Unknown disse...

quero ter cotato com vcs do lamento negro preciso de vcs vou faser um trabalho sobre chico e quero que vcs participem...na verdade gostaria q vcs se aprasentassem pra umas500 pessoas no palco no SENAC!!!!!namoral conto com vcs!meu orkut é: nessamaggot@yahoo.com.br entrem em contato o mais antes possivel!!!!!!!!ok?!!!!