quinta-feira, 1 de maio de 2008

Vítima de assalto faz cirurgia e deve apresentar melhora em seis meses

A operação de implante de um marcapasso diafragmático em Marcos José de Oliveira terminou por volta das 15h desta quarta (30), em um hospital particular do Recife. O estudante foi vítima de um assalto em 2006 e na abordagem os ladrões atiraram no ouvido do estudante, deixando-o tetraplégico. Desde então, ele perdeu autonomia respiratória, passando a sobreviver com a ajuda de aparelhos.

Na cirurgia foi implantado um marcapasso que vai permitir que o jovem deixe o leito do hospital. “Em, seis meses, este jovem vai respirar normalmente”, declararam os médicos, em entrevista coletiva. O sistema do aparelho funciona da seguinte forma: colocado em uma veia do pescoço, o aparelho estimula o diafragma, que volta a trabalhar normalmente. Para que o músculo volte a funcionar.

A cirurgia, a primeira deste tipo no estado, foi feita por um médico norte-americano, custeado pelo Governo de Pernambuco, numa decisão inédita da Justiça estadual. A família entrou na Justiça argumentando que o fato de Marquinhos ter sido baleado era culpa do estado, que não forneceu a segurança necessária. O caso chegou ao Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília.

da Redação do pe360graus.com

Marquinhos é morador de Ouro Preto, Olinda.

Nenhum comentário: