quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Feita com 27 ervas e cachaça, Axé é bebida 'energética' em Olinda


A bebida axé, feita com 27 ervas e cana extra forte, é produzida de forma artesanal. Cada garrafa de 375 ml é vendida por R$ 2 em barracas do Alto da Sé, no sítio histórico de Olinda (Foto: Luísa Brito/G1)

Jorge e a namorada Wilza compram a bebida no Alto da Sé, em Olinda (Foto: Luísa Brito/G1)

Comerciantes e foliões garantem que bebida dá energia para subir as ladeiras. Vendedora diz que demanda no carnaval é entre 50 e 60 litros por dia.

Luísa Brito
Do G1, em Olinda

No carnaval de Olinda, onde pouco se ouve música baiana, axé é nome de bebida dita energética. Feita com 27 tipos de ervas e cana de cabeça – um tipo de cachaça extra forte – a bebida, produzida de forma artesanal, é procurada pelos foliões que garantem que ela dá muita energia para brincar o carnaval.

“Quem está desanimado se anima e quem já está animado se anima muito mais para subir e descer as ladeiras com muito gás”, garante a vendedora Nádia Maria de Lima, de 40 anos, que resolveu vender a bebida há apenas quatro meses de olho na grande demanda da época do carnaval. Ela e a maioria dos comerciantes da bebida se concentram no Alto da Sé, no sítio histórico de Olinda. Uma garrafa de 375 ml custa R$ 2.

A família da comerciante que se intitula Taty Axé, de 30 anos, produz e vende o “energético” há mais de 20 anos. “Pegamos 27 ervas colocamos cana de cabeça e deixamos curtindo um mês num barril. Depois tiramos e colocamos em garrafinhas” explica ela, que não revela o nome das ervas. Segundo ela, a bebida vende o ano todo, mas no carnaval a demanda aumenta e eles chegam a comercializar entre 50 e 60 litros por dia.

“É quente, forte e deixa a pessoa louca”, define o servidor público Jorge Monteiro, de 28 anos, que conta beber Axé o ano todo. “É afrodisíaco também”, disse em direção a namorada potiguar Wilza Silva, de 22 anos, que mora em Natal e estava provando a bebida pela primeira vez neste carnaval.

O defensor público carioca Júnior Medina, de 32 anos, diz que o Axé é sua bebida preferida quando está em Olinda. “É a felicidade em golinhos”, diz ele, que recomenda: “não pode virar o copo se não fica louco”. Medina diz que compra num fornecedor uma garrafa de dois litros e vai abastecendo diriamente uma garrafa menor com a qual circula pelas ruas de Olinda.


http://g1.globo.com/Carnaval2009/0,,MUL1015439-16634,00-FEITA+COM+ERVAS+E+CACHACA+AXE+E+BEBIDA+ENERGETICA+EM+OLINDA.html

Um comentário:

http://blogdopaulopimentel.blogspot.com/ disse...

onde comprar sem ter que ir a olinda de imediato a AXE, tenho uma loja quero lançar por aqui. obrigado. Favor entrar contato por email ou messenger. magnostel@hotmail.com