domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mais de 100 maracatus lembram o saudoso Mestre Salu nesta segunda-feira


Do JC OnLine

No Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto irá faltar a batida e poesia de um artista ilustre, que ajudou a disseminar uma manifestação cultural popular que estava em extinção. No espaço Ilumiara Zumbi, uma espécie de santuário do cortejo carnavalesco, ao lado da casa onde viveu Mestre Salustiano, falecido em setembro do ano passado, as agremiações irão tocar, sobretudo, em sua homenagem. A tradicional festa acontece na Segunda-feira de Carnaval, na cidade Tabajara, em Olinda. Será um encontro grandioso, com a participação de 105 maracatus, representantes de 24 cidades da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

"Este será o maior encontro de todos os tempos", promete o músico Manuelzinho Salu, filho do mestre e atual presidente da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. O encontro começa na segunda-feira (23), às 13h. "Iremos virar a noite. Marcamos a apresentação de 52 maracatus até as 4h, no Espaço Ilumiara. Teremos um intervalo e retornaremos às 8h, na Associação de Maracatus de Baque Solto, em Aliança (Mata Norte), sem hora para acabar", explica Manuelzinho.

Além do saudoso Mestre Salu, o criador do Galo da Madrugada, Enéas Freire, também será lembrado. Manuelzinho antecipa que, este ano, as fantasias também estão mais bonitas. A previsão é de nada menos do que 11,2 mil folgazões (brincantes de maracatu) desfilem pela arena do Ilumiara Zumbi e também em Aliança.

A festa é aberta ao público. O Ilumiara lembra um teatro de arena, com capacidade para até 500 pessoas. A expectativa é que passem pelo local mais de três mil visitantes.


http://jc.uol.com.br/2009/02/22/not_192475.php

Nenhum comentário: