quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Prefeitura de Olinda divulga balanço final do Carnaval na cidade

Confira os números da segurança, do trânsito e dos atedimentos médicos

da Redação do pe360graus.com

A Prefeitura de Olinda divulgou o balanço oficial do Carnaval 2009. De acordo com a nota. De acordo com o documento, mais de 700 agremiações desfilaram pelas ruas da Cidade Alta e dos bairros.

Além dos desfiles das agremiações, por dia, 36 orquestras itinerantes e 18 grupos carnavalescos circularam pelo Sítio Histórico, das 10h às 22h, para garantir a animação dos foliões nos intervalos dos blocos.

Durante os quatro dias de folia, 15 pólos de animação espalhados pela cidade receberam atrações como Jorge Mautner, Leci Brandão e Quinteto Violado.

Veja outros números do Carnaval em Olinda:

Atendimento Médico

A Secretaria de Saúde de Olinda registrou 2.407 procedimentos médicos no Hospital Tricentenário, conveniado ao Sistema Único de Saúde, e nas três unidades municipais de saúde que funcionaram neste carnaval - Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) Adulto e Infantil, Policlínica Barros Barreto e Bonsuceso.

O número total também inclui também os atendimentos das cinco ambulâncias do SAMU em Olinda. Nenhum óbito foi registrado.


Proteção à criança e à mulher
A Casa de Passagem e o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRIA) não receberam crianças que se encontravam em situação de abandono e de rua.

A Ouvidoria da Mulher, localizada na Casa da Cidadania, não registrou casos de vítimas de violência praticada no circuito da folia.

Segurança
Durante o Carnaval, a Guarda Municipal de Olinda realizou 256 ações entre segurança nos focos de folia, escoltas, repressões por tentativa de depredação ao patrimônio, socorros, apoios a ações de secretarias da prefeitura de Olinda, entre outras.

A Guarda registrou ainda 99 boletins de ocorrência na Delegacia Virtual e distribuiu aproximadamente 10 mil recipientes plásticos. Foram recolhidos 10 mil documentos perdidos durante o carnaval. Cerca de 190 homens reforçaram a segurança do Sítio Histórico.

Quem perdeu documentos durante a folia, pode consultar o site www.gmolinda.uniblog.com.br para verificar se foram encontrados pela Guarda Municipal. Eles ficarão na sede da instituição, no Varadouro, por até quatro meses. Depois disso, os documentos seguirão para a central dos Correios.

A Polícia Militar reforçou a segurança com 1.200 homens durante os quatro dias de folia. Cerca de 306 pessoas foram presas por crimes diversos, como furto e agressão. Além disso, 1.447 tubos de lança-perfume foram apreendidos.

O Juizado do Folião registrou apenas duas ocorrências.

Limpeza urbana
A Prefeitura Popular de Olinda preparou um esquema especial de limpeza para a folia de Momo. Como nos anos anteriores, o Departamento de Limpeza Urbana realizou serviços de varrição, lavagem, remoção e coleta por todo o Sítio Histórico e Pólos de Animação.

No Sítio Histórico, foram recolhidas aproximadamente 275,30 toneladas de lixo do sábado de Zé Pereira (21) até a terça-feira de Carnaval (24). Os números referem-se à coleta feita.

A ação envolveu 337 garis e outros 60 profissionais da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Foram disponibilizados 25 veículos coletores e nove caminhões pipa. A Operação teve ajuda das equipes de coleta seletiva com 158 catadores. Foram recolhidos mais de 4,5 toneladas de material reciclável.

Para a manutenção e supervisão dos banheiros públicos, num total de 220 cabines sanitárias, uma equipe de 26 pessoas fez o trabalho de higienização e desodorização.

Controle urbano
Os 585 fiscais do Controle Urbano combateram a comercialização de ambulantes clandestinos e irregulares nos pólos e corredores de folia.

Foram realizados 82 atos de apreensão, entre botijões de gás, produtos de outras marcas, isopores, fogareiros, carroças, churrasqueiras, toldos, entre outros. A equipe também realizou 21 vistorias de palcos e 18 vistorias nos pólos. Foram recolhidos 2.708 recipientes de vidro.

O comércio de comidas e bebidas foi distribuído entre os pólos de animação, becos, ruas e praças menos movimentadas, para não prejudicar o desfile de agremiações e a concentração de foliões.

Bloqueios e transporte coletivo
No Ônibus da Folia, que levou os foliões do Centro de Convenções até o foco da animação, no Varadouro, transportou 13 mil passageiros durante os quatro dias de Carnaval. A Secretaria de Transporte, Controle Urbano e Ambiental colocou seis ônibus à disposição para esse serviço. Foram realizadas 386 viagens de ida e volta.

A Diretoria de Transporte e Trânsito registrou 18 acidentes, nenhum com vítima fatal, e 255 multas, a maioria por estacionamento e documentação irregulares.

Fiscalização ao som eletrônico
Uma equipe de 15 servidores municipais ficou de plantão na secretaria para atender todas as denúncias durante os quatro dias de folia.

Foram registradas 12 advertências e uma multa no valor de R$ 7 mil. A pessoa terá 15 dias, a partir do dia em que foi lavrada a infração, para se defender da pena.

.

Nenhum comentário: