sábado, 21 de fevereiro de 2009

Morto em 2008, Mestre Salustiano é o homenageado do carnaval de Olinda



Elementos folclóricos da decoração da cidade lembram o músico.
Mestre é considerado um dos precursores do manguebeat


Morto em 2008, aos 62 anos, Mestre Salustiano é o homenageado do carnaval 2009 de Olinda. Nas ruas do sítio histórico da cidade, a decoração da folia, com máscaras e imagens de cavalos marinhos (folguedo folclórico), são inspiradas nele. Réplicas de rabecas e chapéus de couro também lembram o músico.

A Praça Monsenhor Fabrício, em frente à Prefeitura de Olinda, recebeu um caboclo de lança (personagem do maracatu rural) gigante, confeccionado em estrutura de ferro, fibra e papel marche em homenagem a Mestre Salustiano, que foi o criador do maracatu Piaba de Ouro, um dos mais premiados do carnaval de Pernambuco.

Considerado um dos precursores do manguebeat - e mestre de nomes como Antônio Nóbrega e Chico Science - ele foi um dos grandes responsáveis pela preservação de manifestações culturais da Zona da Mata de Pernambuco, como ciranda, coco, maracatu e caboclinho.

Mestre Salu nasceu em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1945. Foi um dos maiores dançadores de cavalo-marinho da região, interpretando diversos personagens.

Em 1965, ele recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco e percorreu, com a sua arte, a maioria dos estados brasileiros, além de países como a Bolívia, Cuba, França e Estados Unidos. Recebeu ainda, em 1990, o título de "reconhecido saber" concedido pelo Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco e o de comendador da Ordem do Mérito Cultural, em 2001, pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.


http://g1.globo.com/Carnaval2009/0,,MUL1010986-16634,00-MORTO+EM+MESTRE+SALUSTIANO+E+O+HOMENAGEADO+DO+CARNAVAL+DE+OLINDA.html

Nenhum comentário: