quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Água está garantida em polos

Compesa garante recorrer a carros-pipa para não deixar os focos de folia sem abastecimento. Olinda é o principal alvo e terá serviço 12 horas por dia

Do Jornal do Commercio

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) garantiu o abastecimento d’água nos principais focos de folia do Estado. O órgão vai recorrer até a caminhões-pipa para tentar minimizar os impactos do maior afluxo de pessoas. Em entrevista coletiva na tarde de ontem, a Compesa divulgou o esquema especial, que inclui o abastecimento de 12 horas por dia de água em Olinda entre 14 e 28 deste mês. As medidas também abrangem o Galo da Madrugada, Bairro do Recife, interior e Litorais Norte e Sul. Oitenta funcionários atuarão no período momesco. Mas o esforço não evita as indesejáveis dores de cabeça. Foliões reclamam que a água costuma vir sem pressão e, em alguns locais, chega a faltar. A Compesa reconhece o problema e alega que o sistema não tem calibre para os picos.
“Já passei Carnaval sem água há uns três anos e, quando a água acaba, a folia também acaba. Uma vez, tive que comprar água mineral para tomar banho e lavar os pratos. O sufoco é grande”, desabafou o aposentado Manoel Pedro do Nascimento, 55, que mora há 50 anos na Rua do Amparo, em Olinda. Para amenizar o inconveniente, ele comprou três caixas-d’água. “A força da água diminui bastante, porque tem muita gente usando. Tem hora que não sai nada na torneira”, disse.

A operação da Compesa no Sítio Histórico vai durar 15 dias em 12 bairros. Normalmente, os olindenses passam um dia com água e dois sem. A partir do sábado da próxima semana, o abastecimento ocorrerá todos os dias, do meio-dia à meia-noite. “Como a demanda no Recife cai durante o Carnaval, a gente pode focar em Olinda”, declarou o diretor de operações da Compesa, Roberto Tavares.

Ele admitiu que não pode assegurar que não falte água em Olinda durante os dias de Carnaval. “O sistema é calibrado para funcionar na média, não temos como atender situações de pico. Numa casa onde moram quatro pessoas, chegam 50 no Carnaval. Nenhum sistema está preparado para isso. Dizer que em Olinda não vai faltar água é um absurdo”, reconheceu. Para atenuar a situação, Tavares pede que os foliões façam o uso consciente da água. “A gente espera que as pessoas utilizem a água de forma racional, para evitar desperdícios”, afirmou.

No Sábado de Zé Pereira, quando o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, desfila pelas ruas do Centro do Recife, a Compesa antecipou em duas horas a liberação de água para os bairros de São José, Santo Antônio, Coque, Ilha Joana Bezerra e Cabanga. O abastecimento, feito normalmente ao meio-dia, começará às 10h, um incremento de 32 mil metros cúbicos de água. O racionamento volta às 6h do domingo. Dois caminhões-pipa darão suporte.

O Bairro do Recife, que tem programações sobretudo à noite durante a festa de Momo, não sofrerá alteração no racionamento. O normal é um dia abastecido para dois sem água. O local também ganhará o reforço de dois carros-pipa.

A comerciante Iracema Muniz, 62, reside há quatro décadas na Rua Bernardo Vieira de Melo, na Ribeira, um dos pontos mais agitados no Carnaval de Olinda e onde fica o reservatório da Compesa. “Moro do lado da Compesa e no Carnaval a água nunca vem com a pressão normal.”




http://jc.uol.com.br/2009/02/05/not_191234.php

Nenhum comentário: