sexta-feira, 3 de abril de 2009

Olinda: Vigilante pede perdão por ter baleado jovem

Ao ser apresentado, ontem, Anderson de Paula confessou ter disparado tiro no estudante de direito Pedro Henrique Câmara, no Carnaval de Olinda

Um dia depois de familiares e amigos do estudante de direito Pedro Henrique Câmara, 20 anos, protestarem para exigir a prisão do homem que deixou o rapaz paraplégico, a Polícia Civil chegou ao acusado. O vigilante Anderson Alves de Paula, 28, foi apresentado à imprensa, ontem, e confirmou ter atirado no universitário durante uma discussão na saída do Carnaval de Olinda, este ano. Diante das câmeras e da mãe de Pedro Henrique, que acompanhou parte da apresentação, Anderson Alves chorou e pediu perdão por tudo que provocou ao rapaz e a sua família.

O vigilante disse que só atirou, porque pensou que Pedro Henrique iria agredi-lo fisicamente durante a discussão. A tentativa de homicídio ocorreu na noite da segunda-feira de Carnaval, por volta das 19h, quando o estudante estava numa parada de ônibus, com amigos e um irmão. O motorista de um Celta preto subiu a calçada, tentando fugir do trânsito, e passou com o pneu em cima do pé do estudante. Pedro Henrique tentou defender-se, batendo no carro, e um homem que estava no banco de trás, o vigilante Anderson de Paula, disparou um tiro, que atingiu o universitário no tórax.

“Foi um ato de exaustão. Fiquei com receio de que ele (o estudante) e os amigos nos agredissem. Não queria ter feito isso com ele, de forma alguma. Me arrependo demais. Quero pedir perdão a ela e à família dele por toda dor que provoquei”, disse, aos prantos. Anderson Alves afirmou, ainda, que atirou para o alto, no momento em que Pedro Henrique batia no carro. “Não queria atingi-lo. Fiz o disparo para que eles parassem de balançar o carro. Fui armado para o Carnaval por medo da violência, apenas”, acrescentou.

Segundo o delegado de Olinda, Albéres Félix, o vigilante é suspeito de assassinar um rapaz identificado como Tiago, no Vasco da Gama, Zona Norte do Recife, em outubro do ano passado. “A vítima seria um desafeto dele. Em relação à tentativa de matar Pedro Henrique, o acusado foi preso em casa, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte, onde permaneceu desde o crime, acreditando que não seria identificado. Mas conseguiram pegar a placa do veículo onde ele estava e chegamos através do condutor”, contou o delegado. Para a polícia, o motorista do Celta disse que fugiu do local porque foi coagido por Anderson Alves, mas poderá ser indiciado como co-autor da tentativa de homicídio. A namorada dele, que também estava no carro, provavelmente não será responsabilizada.

Bastante nervosa e aparada por parentes, a mãe de Pedro Henrique, Suely Câmara, 46, ainda se sensibilizou com o aparente arrependimento do acusado de ter deixado o filho dela paraplégico, mas foi dura quando soube que ele argumentou ter agido com medo de ser agredido pelo estudante. “Em nenhum momento meu filho tentou agredi-lo. Isso só mostra o quanto esse homem é insensível. Atirou no meu filho para matá-lo e nada pode justificar o que fez. Só espero que reflita sobre tudo que aconteceu”, disse.


Jornal do Commercio - 3/4/2009

Nenhum comentário: