sexta-feira, 3 de abril de 2009

Inclusão Econômica e Social dos Condutores Nativos de Olinda


Iniciado na segunda-feira, 23/03/09, com eventos na Igreja do Carmo, sede do IPHAN, e no Convento de São Francisco, teve continuidade esta semana, inicialmente na Sede do IPHAN e, a partir de ontem, no Auditório da CIATUR - Ribeira, o Projeto de Inclusão Econômica e Social dos Condutores Nativos de Olinda, pela via do Turismo Responsável e da Preservação do Patrimônio Material e Imaterial da comunidade.

O projeto, elaborado por profissionais ... conhecedores... e comprometidos ..., contemplando a formação (FGF), a capacitação (FGF/ICEI), a instrumentação (ICEI) e empoderamento (Passo do Carnaval) dos Condutores Nativos de Olinda, tem por objetivo geral contribuir para que este extrato da sociedade se reconheça e seja reconhecido como sujeitos e objetos do desenvolvimento integral, integrado e sustentável da cidade. Especificamente, busca-se formar cidadãos conscientes e responsáveis pela prática do turismo sustentável pela via da salvaguarda do patrimônio material e imaterial da sua cidade.

Nas atividades de hoje contamos com a valiosa colaboração da CIATUR, na pessoa do seu Comandante, Major André Ângelo, que gentilmente cedeu suas instalações, e da Tenente Carla Cristina, que nos fez uma breve mas significativa preleção, e da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Olinda, na pessoa do seu Secretário Executivo, Sr. Alberto Simões. que reiterou o reconhecimento e o apoio da Prefeitura ao relevante trabalho dos Condutores Nativos de Olinda.

O evento continua até a próxima 3ª feira. Neste sábado, os Condutores Nativos farão o atendimento monitorado e documentado dos turistas que chegarem a Olinda.

.

Nenhum comentário: