sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Gente de Olinda


SEU ZEZINHO O CONSTRUTOR DE SONHOS

Antonio José Alves de Almeida (ZEZINHO DO TEATRO), um homem de muita coragem ou um louco apaixonado pela arte de fazer teatro? conheça um pouco deste sonhador nascido em 23 de outubro de 1923.

Filho de um pintor de faixas e vitrines de propaganda da época, em 1930 começou ajudando a seu pai e também a um grande cenógrafo do teatro de santa Isabel que ele chamava de, professor Mário Nunes.

E em 1955 tornou-se funcionário da prefeitura do Recife Trabalhando como cenógrafo no Santa Isabel construindo vários Cenários para grandes companhias de teatro, em alguns espetáculos desenvolveu seu trabalho como ator no Teatro de Amador de Pernambuco do doutor Valdemar de Oliveira.

Foi um dos responsáveis pela a construção cenográfica de Fazenda Nova a partir de 1954. na década de 70 foi realizando seu sonho de ser escritor teatral, diretor, cenógrafo e produtor de seu próprio espetáculo, sem esquecer que nesta época já era pai de oito filhos, sendo quatro Homens e Quatro Molhares.

E em 1986 ele iniciou o seu mas louco sonho, construir o seu próprio teatro, ate ai tudo bem se ele não fosse um senhor já de idade avançada tendo de cuidar de cinco dos sete filhos, funcionário publico, ganhando pouco mais de dois salários mínimo e sofrendo de hipertensão, assim mesmo ele vendeu tudo que tinha conseguido durante sua vida, casa de veraneio ,terrenos e sue carro e foi iniciar o seu sonho fazendo um teatro no subúrbio de Olinda perto de onde mora, em um bairro de classe baixa a vinte e cinco quilometro do Recife, mesmo com seu dinheiro pouco construindo seu teatro em um lugar tão pouco conhecido, ele tinha uma meta, construir um teatro de porte e não um simples galpão com o palco.

Recebeu algumas ajudas de empresas como telha , canos, fios, tomadas. mais faltava o principal como tijolos, areia cimento e ferragem.

Em 1995 ele se aposentou, agora só restava a sua aposentadoria e alguns cenários que alugava para manter seu sonho, nessa altura seus filhos já casados ele já aparentando o peso da idade e o teatro longe de terminar, ele não desistiu lutando dia a dia pelo seu ideal.

No ano 1998 depois de muita lutar convencemos a ele a usar o teatro ainda em construção em um evento para conseguir verba para terminar o teatro, pois ele só queria fazer algum evento na inauguração quando o teatro estivesse pronto, nós insistimos ate que convencemos e organizamos um Festival, que demos o nome de “Festival de Arte de amadores de Olinda ” no intuito de educar o povo da comunidade a comparecer ao teatro, foi quando o Teatro pego fogo mas graças a Deus os vizinhos em um mutirão conseguirão salvar boa parte. E apenas perdemos o palco improvisado, cortinas e o linóleo. e não houve feridos, então continuamos lutando para que o seu sonho termine. Depois do que aconteceu aprendi que; a penas o sonhador e que pode concluir seu sonho.

E no dia onze de fevereiro nosso pai, marido, amigo e grande artista nos deixou . mas ele terminou a parte de construção do Teatro, faltando acabamento e equipamento para que esse sonho torne-se Realidade.

http://www.masarte.xpg.com.br/

Nenhum comentário: