segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Prédio atingido por ônibus em Olinda corre o risco de desabar




A Defesa Civil de Olinda não afastou o risco de desabamento do edifício Zeninha, que foi atingido, na madrugada desta segunda-feira (14), por um ônibus. Um carro de passeio havia colidido de frente com o coletivo, cujo motorista terminou perdendo o controle da direção e acertando o prédio. Uma pessoa morreu e seis se feriram no acidente.

Uma reunião entre os técnicos da Defesa Civil de Olinda, da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar está definindo a estratégia para a vistoria e escoramento do prédio, que deverá ser iniciado às 15h.

De acordo com a Defesa Civil, das doze colunas do edifício, seis estão danificadas. A principal rachadura visível, também segundo os peritos, já triplicou de tamanho, desde o momento da colisão. O escoramento é necessário para que o ônibus possa ser retirado do local do acidente. Como muitas empresas que fazem esse tipo de serviço são bastante solicitadas nesta época do ano, a Defesa Civil encontrou dificuldade para providenciar o trabalho, mas esse transtorno já está sendo contornado.

COMO FOI O ACIDENTE
Por volta das 4h45, o carro conduzido por Márcia de Oliveira Ferreira, 47 anos, ia no sentido centro/subúrbio e bateu de frente com o ônibus, que fazia a linha Engenho Maranguape. A motorista morreu no local. "Ela vinha em alta velocidade, o ônibus estava na via dele, estava correto. Acho que ela cochilou", conta o bancário Ricardo Lustosa, que testemunhou o acidente.

O motorista do coletivo, Manoel Rodrigues da Silva, 57 anos, perdeu o controle do veículo, que acabou subindo a calçada e invadindo a área do prédio vizinho, o edifício Ana Tenório, e atingindo as colunas do edifício Zeninha.

Os Bombeiros foram chamados para fazer o socorro. Manoel Rodrigues ficou preso às ferragens, mas foi retirado e levado para o Hospital Prontolinda, onde está internado e passa bem. Ele ainda vai fazer mais alguns exames e deve ser liberado esta tarde.

Outras cinco pessoas - o cobrador e quatro passageiros do ônibus - ficaram levemente feridas; todas já foram socorridas e nenhuma corre risco de morte. No momento do acidente, 31 passageiros estavam no coletivo.

No começo da manhã, os Bombeiros cortaram as ferragens do veículo e retiraram o corpo de Márcia Ferreira. Parentes estavam no local e fizeram o reconhecimento da vítima. Segundo informações dos familiares, ela morava no Rio de Janeiro e estava em Pernambuco desde as festas de fim de ano. Ainda de acordo com os parentes, ela voltaria para a capital carioca na próxima quarta-feira (16).

Seguindo orientação do Corpo de Bombeiros, os moradores desocuparam os doze apartamentos do edifício Zeninha, logo após o acidente. Por medida de segurança, o edifício Ana Tenório também foi desocupado. Assim, 24 famílias estão desalojadas até o momento.

O trânsito na avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti continua lento e o tráfego foi interrompido no sentido centro/subúrbio. Quem precisa seguir pela avenida deve pegar a entrada de Rio Doce à direita e continuar pela avenida Beira-Mar.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Defesa Civil avalia prédio atingido por ônibus

O ônibus que atingiu o prédio Zeninha após se chocar de frente com um carro no início desta manhã no bairro de Rio Doce, Olinda, ainda está no local. De acordo com a Defesa Civil de Olinda, o veículo só deverá ser retirado depois que uma empresa de engenharia fizer o escoramento de um dos pilares do prédio atingido.

O acidente ocorreu pouco antes das 5h, quando um Fiat Uno se chocou de frente com o ônibus da linha Engenho Maranguape, da empresa Rodotur, na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Rio Doce. A motorista do veículo, Márcia de Oliveira Ferreira, 47 anos, morreu no local.

Após o acidente, o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo que bateu no pilar do edifício Zeninha e depois se chocou com o muro do prédio vizinho, o edifício Ana Tenório. O motorista Manuel Rodrigues da Silva, 57 anos, ficou preso nas ferragens e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para a clínica ProntoOlinda, onde foi medicado e passa bem. Os passageiros que estavam no ônibus tiveram escoriações leves e foram atendidos no local.

O trânsito na área está lento e foi feito um desvio no sentido centro/ subúrbio.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM com informações da repórter Aline Moura

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008114101245&assunto=124&onde=1

Ônibus só será retirado após escoramento de edifício

Do JC OnLine

Técnicos da Defesa Civil de Olinda fizeram uma vistoria no edifício Zeninha, atingido por um ônibus na manhã desta segunda-feira (14), no bairro de Rio Doce, em Olinda, no Grande Recife, e constataram que houve comprometimento da estrutura. Por isso, o coletivo só será retirado após o escoramento do prédio, que deve começar ainda na manhã desta segunda. No acidente, a motorista do veículo que se chocou com o ônibus, Márcia de Oliveira Ferreira, 47 anos, morreu.

O prédio residencial vizinho ao atingido pelo ônibus também foi desocupado. "A estrutura do prédio não foi atingida, mas nós decidimos interditá-lo por medida de segurança", informou o coordenador da Defesa Civil de Olinda, Ezequiel Almeida. Os trabalhos no edifício Zeninha contarão com o apoio da Defesa Civil de Paulista, que ofereceu ajuda devido à proximidade com o local do acidente.

O ACIDENTE - Por volta das 4h45 desta segunda-feira, o ônibus da empresa Rodotur que fazia a linha Engenho Maranguape colidiu de frente com o veículo conduzido por Márcia de Oliveira Ferreira, perdeu o controle e atingiu o edifício Zeninha, na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, no trecho próximo à entrada de Rio Doce. A condutora do Fiat Uno morreu e o motorista do coletivo, Manuel Rodrigues da Silva, 55, ficou preso nas ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

O motorista foi levado para o Hospital Prontolinda e passa bem. Outras cinco pessoas que estavam no ônibus tiveram ferimentos leves.

http://jc.uol.com.br/2008/01/14/not_158791.php

Nenhum comentário: