segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Marquinhos e ajuda do mouse ocular


Veja como Deus é maravilhoso: Marquinhos ganhou a possibilidade de se comunicar conosco e o mundo, inclusive. Este email que estou encaminhando é do brasileiro inventor do mouse ocular que depois de conhecer a história de Marcos, decidiu atender meu sonho de adquirir o aparelho para que ele se livre da solidão e não poder falar. Nem todos nós sabemos fazer leitura labial, consequentemente na maior parte das vezes ele não consegue ser entendido.

Leia a partir da primeira mensagem, lá no final, para poder entender tudo. Ontem à tarde o professor Manuel ligou para mim, reafirmando tudo o que está aí e inclusive acrescentou que tentaria também conseguir a doação do notebook já adaptado. Assim, só teremos que providenciar a hospedagem, alimentação e o deslocamento local para o técnico, mais o suporte onde deverá ficar o notebool, que é acionado só com o movimento dos olhos.

Ainda existem pessoas de coração maior que o corpo.

O outro Manoel, o Soares, a quem ele se refere é diretor da Fundação Paulo Feitoza, instituição localizada em Manaus, e que além de desenvolver softwares tem também um relevante trabalho de inclusão social de pessoas necessitadas. O mouse ocular é fabricado por uma divisão da CCE.
Bjs
Gercina

Eis o e-mail do professor Manoel Cardoso:
Prezado Manoel e Gercina.

O caso do Marcos é muito semelhante ao do Carlos, que foi o rapaz que me inspirou o ivento deste aparelho há 18 anos; eu tenho uma noção clara do que este rapaz possa estar passando. A partir desse momento, estou empenhado pessoalmente para que este Mouse chegue ate ele.

Eu irei tentar sensibilizar a CCE, na pessoa do Dr. Marcilio de prover a passagem de um técnico da FPF para ir levar e dar o treinamento no hospital em que ele se encontra. Peço a você Manoel que nos disponibilize este técnico. Peço a você Gercina que nos consiga acomodação, alimentação e transporte no período que o técnico estiver lá.

Gercina, independente disso, continue seus esforços para obter este apoio por Recife. Antecipadamente, é necessário um computador com uma configuração que a equipe da FPF descrever, para que seja conectado ao Mouse, e que deverá estar disponível ao Marcos. O ideal é um Notebook, em função da ergonometria da posição em que ele se encontra deitado na cama, e pela facilidade para que ele possa ver a tela do computador. Precisamos definir estas questões operacionais concomitantemente com o desembaraço e envio do Mouse e do técnico.

Não temos tempo a perder.

Atenciosamente.

Prof. Manuel Cardoso

Um comentário:

Josy disse...

Ola, gostaria de saber se esta fazendo uso do mouse ocular e como esta sendo essa experiencia.Estou tentando consegui-lo para minha irma que esta na mesma situação.
Obrigada.