sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Guia do Carnaval de Olinda

Olinda terá semana pré inédita com grandes atrações

Nação Zumbi vai estrear a programação da semana pré de Olinda

Foto: Divulgação
O Carnaval de Olinda deste ano traz uma novidade que vai deixar os foliões ainda mais animados: a Prefeitura, em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, anunciou uma semana a mais de festas. Isso mesmo, quem espera até o Sábado de Zé Pereira para cair no passo vai antecipar as comemorações do período de Momo. A 1ª Capital Brasileira da Cultura terá pela primeira vez uma semana pré recheada de atrações locais e nacionais.

Do dia 25 de janeiro (sexta) até o dia 31 (quinta), o palco montado no Pólo do Fortim vai ferver ao som da Nação Zumbi, Jorge Aragão, Mundo Livre S/A, Beth Carvalho e outros. Além dos shows, haverá ainda cortejos de grupos de cultura popular partindo do Largo do Mosteiro de São Bento desfilando pelas ruas da Cidade Alta.

A Prefeitura de Olinda, junto com a Fundarpe, também irá apresentar, na abertura da semana pré (dia 25, às 16h), um espetáculo inédito em homenagem ao povo brasileiro. Na ocasião, negros, índios e brancos subirão ao palco juntos na peça Sagração das Etnias.

Confira as atrações:

Dia 25 - Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Claudionor Germano e Nação Zumbi
Dia 26 - Orquestra Pernambucana de Choro, Escola de Samba Deixa Falar e Jorge Aragão
Dia 27 - Orquestra do Maestro Duda e Sanfônica de Oito Baixos, Dona Ivone Lara e Nelson Sargento
Dia 28 - Lançamento do disco Frevo do Mundo, Edu Lobo, Mônica Feijó e Orquestra Contemporânea de Olinda
Dia 29 - Beth Carvalho, DJ Dolores e Aparelhagem e Geraldo Maia
Dia 30 - Orquestra Jaguar do maestro Ademir Araújo com convidados especiais e Samba de Latada
Dia 31 - Antúlio Madureira, Eddie e Martinho da Vila

http://jc.uol.com.br/blogs/blogcarnaval2008/canais/noticias/2008/01/18/olinda_tera_semana_pre_inedita_com_grandes_atracoes_169.php

Passarela do Frevo

Itinerário de ônibus muda por causa da Passarela do Frevo em Olinda

As linhas de sete ônibus que circulam pela Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, serão alteradas por causa da montagem da Passarela do Frevo.

A interdição, realizada pela Prefeitura de Olinda, acontece no trecho entre as avenidas Olinda e Pan Nordestina, a partir das 8h desta sexta-feira (18).

Após o carnaval, quando a via será liberada, os ônibus voltarão a fazer seus percursos normais. Outras informações podem ser obtidas pelos usuários através da Central de Atendimento ao Cliente pelo 0800.810158, ou pelo site www.emtu.pe.gov.br.

Confira as linhas que sofrerão alterações nos itinerários:

1 - Linhas: 910 - Rio Doce/ Piedade
986 - Rio Doce/Derby
995 - Pau Amarelo (Bacural)
991 - Pau Amarelo (Conde da Boa Vista)

Alteração do Itinerário
Sentido: Olinda/Recife

Mudanças na Avenida Sigismundo Gonçalves, Av. Olinda, Av.Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Av. Olinda, Av. Gov. Agamenon Magalhães.
2 - Linhas: 920 - Rio Doce/ CDU
930 - Rio Doce/Dois Irmãos
Alteração do Itinerário
Sentido: Olinda/Recife

Mudanças na Avenida Sigismundo Gonçalves, Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Av. Olinda, Av. Gov. Agamenon Magalhães.
3 - Linha: 971 -Amparo
Alteração do Itinerário
Sentido: Recife/ Olinda

Mudanças na Avenida Olinda, Av. Sigismundo Gonçalves, Praça do Carmo, Av. Sigismundo Gonçalves, Largo do Varadouro, Av. Dr. Joaquim Nabuco.
da Redação do pe360graus.com

Bloco Flor da Lira



Com informações da assessoria

Com 32 anos de fundação o Bloco Flor da Lira continua encantando os amantes com o seu frevo-de-bloco, na próxima sexta (18), vai acontecer o VIII Baile Monumental, no Mercado Eufrásio Barbosa, o tema deste ano é: Exaltação a Cultura Popular. A folia começa às 20h e contará com a presença dos Menestréis do Paulista, Orquestra de Frevo do musicista Barbosa, além é claro do cortejo do Flor da Lira.

Este ano o bloco homenageou várias personalidades que contribuíram para a preservação da cultura em 2007, uma delas foi a Ministra do Turismo Marta Suplicy que receberá a Medalha de Mérito Cultural Carnavalesco Lina, por ter implantado em sua gestão um turismo cultural, além dela outras pessoas se destacaram durante o ano e irão receber o Troféu Amigos da Cultura, ao todo serão 14 homenageados entre eles a Secretária de Patrimônio, Turismo, Ciências e Cultura de Olinda, Márcia Souto, e o Secretário de Cultura de Recife, Roberto Peixe.

O bloco Flor da Lira durante a folia de momo desfila na sexta e domingo de carnaval pelas ladeiras de Olinda animando os foliões que estão procurando diversão. Todo ano no mês que antecede o carnaval acontece o acerto de marchas sempre às sextas-feiras, no Mercado da Ribeira.

Trinca de Ás



Comemorando seus 23 anos a Troça Carnavalesca Mista Trinca de Ás fará uma prévia pelas ladeiras centenárias de nossa Olinda.

Quando : dia 18/01 - sexta-feira
Hora : a partir das 20:00 hs
Concentração : Bodega do Véio Rua do Amparo
Orquestra: Maestro Oséas
(neste dia a bebida NÃO é free)
História: O que começou com uma brincadeira de três amigos (por isso o título “trinca”) hoje se tornou um dos tradicionais blocos de Olinda.


Bloco Olindão



O Cachorro que lambeu o seu...



FALTAM 15 DIAS PARA O CARNAVAL EM OLINDA.
ATÉ A PRESENTE DATA OS 1.100 MÚSICOS QUE
TRABALHARAM NO CARNAVAL DO ANO PASSADO
AINDA NÃO RECEBEREAM O PAGAMENTO
DA PREFEITURA DE OLINDA.


Táxis: Sem escalas

Representantes das cooperativas de táxi que trabalham no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, Coopseta e Coopstar, vão à prefeitura de Olinda, nesta sexta-feira. Pretendem pedir permissão para os carros entrarem na cidade histórica, no carnaval. De fato, facilitaria a vida do turista que ficam em hotéis, pousadas e casas da cidade. Atualmente, só os táxis de Olinda têm acesso.

Prévias da sexta-feira

Na sexta (18), a diversão começa na festa Z! Mídia-prod. Artística, às 16h, no Mercado Eufrásio Barbosa. Mais tarde, o Sítio Histórico vai ser tomado pela comemoração do aniversário de 36 anos do Barbapapa, que será festejado com o um bingo a partir das 20h, no Largo do Bonfim. No mesmo horário vai acontecer o VIII Baile Monumental do Bloco Flor da Lira, às 20h, no Mercado da Ribeira. Ainda na sexta-feira, prévia da Troça Carnavalesca Mista, Trinca de Às começa a sua concentração, às 21h, nos Quatro Cantos de Olinda.

Olinda Beer

Além de patrocinar o carnaval de Recife e Olinda, a Ambev, através da marca Skol, também patrocina a 11ª edição da prévia carnavalesca Olinda Beer. Este ano, a festa que acontece dia 27 de janeiro, na Fábrica Tacaruna, terá como destaque as bandas Chiclete com Banana e Timbalada.

Nenhum comentário: