segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Guia do Carnaval de Olinda

IVO JOSÉ DA SILVA

Artesão de Olinda se divide entre o trabalho e a música

Nesta época de Carnaval, o Vida Real fala também das festividades de Momo. E há um personagem mais que especial nessa história: Ivo José da Silva, que tem como meta mostrar as belezas de Olinda. Ele trabalha como artesão há 20 anos, entalhando na madeira gravuras que representam a cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade. Mas, com a chegada do Carnaval, ele encontra outra maneira de exaltar a cidade: através da música.

Ivo toca surdo na orquestra que leva o frevo para o desfile do bloco do boneco John Travolta. O artista de cinema não resiste ao ritmo pernambucano e desfila próximo à igreja de Guadalupe, em Olinda. “Esta é minha outra profissão. É com ela que me realizo”, exclama o músico artesão.

“Se eu pudesse, trabalhava aqui o ano inteiro”, ressalta Ivo, garantindo que gosta de seu trabalho, mas salientando que nada pode se comparar ao frevo. E o responsável por levar o boneco de John, José Alves de Queiroz Neto, concorda plenamente.

“Eu sou a alma do boneco, sou eu que dou vida a ele”, orgulha-se o bonequeiro. Ivo e José Alves fazem parte da alma de John Travolta, um com a música, outro com a dança. Os dois representam, também, a alma do Carnaval.

da Redação do pe360graus.com

JULIÃO DAS MÁSCARAS

Linguarudo de Ouro Preto homenageia Julião das Máscaras

Há 25 anos o mestre Julião das máscaras fez o primeiro boneco gigante do bloco Linguarudo de Ouro Preto. E no carnaval deste ano, o bloco homenageia àquele que construiu o boneco, que tem mais de três metros e uma curiosidade: um palmo de língua estirado para fora.

“É importante ter essa língua grande, porque, falando bem ou mal, o importante é falar”, justifico Maria dos Prazeres, tesoureira do bloco.

O Linguarudo é mais um exemplo de como a vida do olindense se constrói em função do carnaval: “Começamos a trabalhar às 8h e às vezes ficamos aqui até depois de meia-noite”, contou Ana Cláudia Queiroz, costureira do bloco, explicando que todo o trabalho é feito por vontade própria.

Toda a diretoria do bloco é formada por mulheres. Mulheres como Claudilene Bezerra, que desfila no bloco desde quando ele surgiu: "Tenho 28 anos e desde os três estou com o Linguarudo. Minha filha ano passado me acompanhou na barriga e este ano vai no braço”, contou a foliã coruja.

Mulheres como a diretora do bloco, Cristina Alves. “O que levamos da vida é alegria, é festa, é frevo! Ano passado ficamos em segundo lugar no carnaval do Recife e este ano seremos campeões. Mas, mais do que tudo, quero que todos aproveitem a folia”, exclamou a diretora.

Família Julião mantém tradição de confeccionar máscaras de carnaval

"No início não havia máscaras, apenas pintura nos rostos. Até que em um dia o mestre Julião transformou papel em máscaras. E usando a criatividade começou a fazer os mais diferentes moldes. Assim nasceu a tradição da família Julião, que há mais de cem anos trabalha com máscaras carnavalescas".

Essa história foi contada por João Dias Filho, o filho de Julião das máscaras: “Meu pai me ensinou. Ele já havia aprendido com meu avô e eu estou ensinando a meu filho”, explicou João, mostrando que a arte de trabalhar com as máscaras é hereditária.

Entre as peças mais procuradas estão as máscaras de urso. “Todo mundo, queira ou não queira, vira urso”, brincou o artesão enquanto mostrava os diferentes tipos de urso que constrói.

“Meu pai morreu há 12 anos e sempre trabalhou com isso. Eu também vou morrer aqui, porque isso é o que eu gosto de fazer. Essa é a tradição da família, da qual eu tenho muito orgulho”. E o orgulho da família Julião é de fazer cada carnaval mais alegre nas ladeiras de Olinda.

da Redação do pe360graus.com

KIBOSTAEESSA

Dupla infalível Carnaval e sátira política são uma dupla infalível para atrair a atenção dos foliões e foi também a receita escolhida pelo bloco Ki B. é essa? para estrear na folia de Olinda, às 10h do Sábado de Zé Pereira, saindo da Casa da Ribeira. O tema do desfile será escolhido pelos internautas, que no site www.kibostaeessa.com elegerão o escândalo do ano. Do Renan Gate ao apagão aéreo, a lista é enorme.

BARBIES LANÇAM DISCO NO XINXIM

A irreverência das Barbies dá o ar de sua graça na folia de Momo. Um baile à fantasia marca o pré-lançamento do CD da banda Backing Ballcats Barbis Vocals & e os Bobs da Babilônia - ou simplesmente, "As Barbies". A tertúlia acontece no Xinxim da Baiana, no Carmo, em Olinda, às 22h. A festa tem início com som eletrônio dos DJs Evandro e German Ra. No show, os "hits" Rê BordosA e Priscila Alma Sebosa estão garantidos. Entrada: R$ 5.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/01/29/viver9_0.asp

NOITE DOS TAMBORES SILENCIOSOS


Maracatus fazem cortejo pelas ladeiras de Olinda

Foi a sétima edição da Noite Para os Tambores Silenciosos
DEZ nações participaram do evento que reuniu turistas e população local

Robson André

Olinda foi palco ontem à noite, do encontro de 10 grupos de maracatu. O contagiante ritmo encantou visitantes e moradores locais. O evento denominado Noite Para os Tambores Silenciosos reuniu ritmistas e dançarinos das diversões nações do maracatu, entre eles, do Leão Coroado, uma das mais tradicionais do Estado. “É uma satisfação ser integrante de uma entidade como essa com uma grande tradição em Pernambuco. Pra mim é uma honra está participando desse evento. Esse ano, vou participar do desfile da Mangueira que vem homenageando o frevo e a cultural local”, declarou sorridente, o porta-estandarte do Leão Coroado, Ednaldo Carvalho, 47 anos.

A concentração dos grupos aconteceu nos Quatro Cantos de Olinda, o toque dos tambores quebrou o silêncio, empolgando as pessoas que se encontravam presentes. Essa é a 7a edição da Noite Para os Tambores Silenciosos e quarta vez consecutiva que o encontro é realizado pela Associação dos Maracatus de Olinda (AMO). Este ano, participaram do evento os maracatus: Leão Coroado, Nação Camaleão, Badia; Axé da Lua; Nação de Luanda; Maracambuco; Nação Pernambuco; Estrela de Olinda, além de dois maracatus que foram convidados, Estrela Brilhante de Igarassu e Cambinda Estrela.

O cortejo teve início nos Quatro Cantos, em Olinda, depois seguiu pela rua do Amparo passando pelo Largo do Bomsucesso. A apoteose aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Lá, foi realizado um ritual onde houve uma evocação aos eguns como forma de pedir proteção e também licença para brincar o Carnaval. Na ocasião, os participantes fizeram referência também a Nossa Senhora do Rosário.

Alguns desses grupos irão participar também, da Noite dos Tambores Silenciosos que acontece na próxima segunda-feira de Carnaval, no Pátio do Terço, no centro do Recife. A tradição do maracatu vem sendo passada de geração a geração, desde que os negros foram trazidos do continente africano para o Brasil.

RECEPTIVO TURÍSTICO


Em sua visita à cidade de Olinda, o governador Eduardo Campos inaugurou o Receptivo Turístico na Praça do Carmo que vai fornecer informações para os foliões durante o período momesco. Foi o encerramento da programação oficial do dia em que Olinda revive seu papel de capital de Pernambuco.

O governador também conheceu na manhã desta segunda (28) as instalações do posto de atendimento ao turista localizado no Giradouro da PE-15, em Olinda.

PÓLO DO FORTIM


O Pólo Olinda, organizado pelo Governo de Pernambuco através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), recebe nesta terça (29) um dos maiores nomes do samba brasileiro: a cantora Beth Carvalho (FOTO). A apresentação acontece no palco montado em frente ao Fortim, a partir das 17h30, e integra a programação do Carnaval de Todos. A programação do Recife conta ainda com orquestra de frevo, e grupos de coco e percussão na Casa da Cultura.

A primeira atração a subir ao palco do Fortim será o cantor Geraldo Maia, apresentando canções do novo disco Samba de São João. Em seguida, DJ Dolores e Aparelhagem (que conta com a participação da cantora Isaar França) traz uma mistura de música eletrônica com ritmos tradicionais. Para fechar a noite, Beth Carvalho mostra um repertório baseado em clássicos da sua carreira. Sucessos como Vou festejar, Coisinha do pai e O que é o que é terão lugar de destaque no show. A cantora se apresenta acompanhada pelo Quinteto em Branco e Preto.

Quem for ao Sítio Histórico de Olinda, a partir das 15h, também poderá conferir cortejos de agremiações carnavalescas. A concentração é no Largo do Mosteiro de São Bento, e os grupos seguem pelas ladeiras, passando em frente ao Palácio dos Governadores, rua 26 de Janeiro e Avenida Marcos Freire, até a chegada no Fortim. Nesta terça-feira (29), apresentam-se o Caboclinho 7 Flexas, Clube Pavão Misterioso, Clube de Bonecos Seu Malaquias e Orquestra Raízes Pernambucanas.

Um comentário:

estrelaguia disse...

Resta saber se os serviços públicos da cidade se prepararam para o carnaval..... Quinta-feira da semana passada o Serviço de Pronto Atendimento (SPA2) localizado no Bairro Novo, não tinha soro para administrar medicamentos... não dispunha se quer, de dipirona.... te cuida DUDU... PCdoB FAZ MAL A SAÚDE.