segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Olinda dá passagem ao Carnaval


Grupos de maracatu, frevo e outros ritmos contagiantes animaram os foliões e não deixaram ninguém parado

Multidão procurou as ladeiras do Sítio Histórico para dançar e se divertir

RODOLFO BOURBON

Já é Carnaval. Embora a festa momesca tenha início no dia 2 de fevereiro, milhares de foliões se aglomeraram, ontem, pelas ladeiras de Olinda, antecipando-se ao calendário oficial. Maracatus, orquestras de frevo, blocos e demais agremiações arrastaram multidões pelas ruas da Cidade Alta, ao som das tradicionais ‘marchinhas’ e músicas fixas no inconsciente popular. No entanto, como quase sempre aconteceu em outras prévias carnavalescas, o maior contingente de pessoas foi visto junto aos alto-falantes e grupos de música baiana, como os percussionistas do D’Breck. Nem por isso o cientista Juergen Koerke, que veio da cidade de Hannover, na Alemanha, foi impedido de conhecer o tradicional ritmo pernambucano. “O samba do carnaval brasileiro é bastante divulgado em nosso país. Desta vez, resolvi conhecer o frevo”, declarou.

A quantidade de foliões em locais como os Quatro Cantos, o mercado da Ribeira e no entorno da Igreja Matriz de São Pedro não chegou nem perto de ser comparada ao público presente nos cinco dias da festa. Foi por essa razão que as diversas gerações da família Torres marcaram presença nos encontros da tarde de ontem. “Desde jovem eu venho brincar Carnaval aqui em Olinda. Lembro-me de uma vez que vim grávida de dois meses. Era muito mais tranqüilo. Hoje, a violência assusta”, revelou Aceanga Torres, de 73 anos, com energia comprovada nos passos de dança. Ao lado dela, o bisneto Vinícius, de 5 anos. A disposição ainda parecia tímida, mas o jovem prometeu: “Não sei dançar frevo, mas pretendo aprender este ano.”

Assim como Vinícius, muitas crianças estiveram presentes com os pais na prévia carnavalesca de ontem. O sorriso era constante e facilmente visível, por diversas situações. O colorido dos blocos. As fantasias de alguns foliões. As brincadeiras de espuma e pistolas d’água. A inocência baseada na falta de noção sobre os riscos da violência. Mesmo assim, há de se preocupar com a proteção. Através da campanha “Criança e Adolescente: Patrimônio de Olinda, Patrimônio da Humanidade”, a prefeitura municipal espera prevenir a violação dos direitos do público infantil durante a festa, através da fiscalização e conscientização.

VIRGENS

Estão abertas as inscrições para o 55° desfile das Virgens do Bairro Novo. Os homens, as mulheres e os ‘homens vestidos de mulher’ têm até o dia 25 deste mês para garantir presença na animação, que acontece no último domingo de janeiro (dia 27). A taxa de R$ 25, que concede o direito a doze latas de cerveja no período da festa e a uma camisa do bloco, pode ser paga no Hotel Costeiro, situado na avenida Ministro Marcos Freire, na beira mar de Olinda. Já os trios interessados em participar do encontro terão que efetuar o pagamento de R$ 1 mil até o dia 20 de janeiro. Após a data, o valor será dobrado. Informações pelo telefone (81) 9234-7726.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: