quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Olinda homenageia Aloísio Magalhães no Carnaval 2008





por Mylene Bárbara

O carnaval de Olinda este ano vai homenagear aquele que foi um dos incentivadores e defensores na inscrição da cidade na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Com o tema 25 Anos de Patrimônio Cultural da Humanidade, a 1ª Capital Brasileira da Cultura terá como homenageado do Carnaval 2008 o design Aloísio Magalhães.

A cenografia, idealizada por Fernando Augusto, trará surpresas relacionadas ao homenageado, serão três temas: Patrimônio Edificado de pedra e cal, Patrimônio Natural de bens móveis e integrados e Patrimonial imaterial e vivo. O projeto terá ainda uma homenagem ao próprio Aloísio Magalhães enquanto gestor cultural e introdutor de designer no Brasil. A frente do Palácio dos Governadores ganhará uma estátua de cinco metros do grande homenageado da festa. A cenografia contará também com representações de Cartemas, colagens executadas com cartões postais iguais que, colocados lado a lado, dão ao todo uma nova unidade visual.

Toda a estrutura será montada na fachada do Palácio dos Governadores, na Casa das Oblatas (em frente ao Palácio) e na Praça Laura Nigro. Na composição da cenografia, Fernando Augusto irá utilizar cabo de aço, fibra de vidro, ferro, madeira, fitas coloridas e muito brilho.

Artista - Um dos precursores do design gráfico no Brasil, Aloísio Magalhães produziu uma série de desenhos, em 1982, para que Olinda ganhasse o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. As peças eram um conjunto de litografias em preto e branco que retratavam a cidade. Em junho do mesmo ano ele participou de uma reunião com os Ministros da Cultura dos países de língua latina em Veneza, sendo eleito presidente do encontro.

Além de designer foi artista plástico e secretário geral do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e esteve sempre ligado a questões próprias da cultura brasileira. Projetou a identidade visual da Petrobrás, do IV Centenário do Rio de Janeiro e foi responsável pelo projeto gráfico das notas do cruzeiro novo (moeda adotada no país a partir de 1966). Considerado um dos maiores expoentes da cultura nacional, faleceu em 1982, aos 55 anos.

http://www.olinda.pe.gov.br/portal/noticias.php?cod=1801

Nenhum comentário: