quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Exposição em Olinda resgata obra de Zuleno Pessoa


Quem nunca teve a oportunidade de conhecer as obras do artista plástico pernambucano Zuleno Pessoa, vai poder ver em uma exposição que será aberta na noite desta quinta-feira (5), em Olinda. A mostra acontece a partir das 18h, na Thomaz Galeria.

Na casa, conhecida como o "Castelinho de Olinda", serão colocadas à mostra as obras de alguns dos principais artistas plásticos de Pernambuco. Os quadros fazem parte da coleção de Thomaz da Silva, que pretende abrir a galeria também para os novos talentos.

Um dos artistas em foco é o pintor Manassés Andrade, que tem na exposição o quadro "As Três Modelos no Atelier". Para ele, a nova galeria de arte é importante para dar novo fôlego ao mercado das artes plásticas no estado.

“Esse espaço aqui vai dar condições de informação para pessoas que procurarem”, disse Manasses Andrade. “Vai ser bom para artistas e para comunidade em geral, é um resgate da história de Pernambuco nas artes plásticas”.

O pintor homenageado na galeria é Zuleno Pessoa, que morreu no ano passado, aos 93 anos de idade. Nesta sala que recebeu o nome dele vão ficar expostos 23 quadros desse artista, que gostava de pintar muitos rostos de mulheres. As figuras parecem olhar para quem está vendo a tela.

“Ele dizia o seguinte: as mulheres sempre têm olhar maternal, de elo com observador!, explicou o curador da mostra, Eugênio Paxelly. “Quando o artista colocava figura olhando observador, ele mesmo estava se comunicando. Para ele, um quadro sem esse olhar tinha um quê de mistério, não gerava ligação com observador”.

A Thomaz Galeria fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, 830, no Bairro Novo, em Olinda.



da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: