quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MAC inicia o ano com temática popular


O museu abre as portas com a série “Papangus”, de Sérgio Lemos
Obras em exposição foram produzidas em dez anos


O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC) inicia seu calendário de exposições para este ano trazendo como tema tradições populares do Carnaval. A partir das 20h, o espaço abre suas portas para a série de pinturas “Papangus”, de Sérgio Lemos. As 18 obras em exposição foram produzidas em um intervalo de dez anos com material colhido entre idas e vindas ao município de Bezerros, no Agreste, berço desse tipo de manifestação carnavalesca. Durante a abertura, os papangus virão diretamente do Interior para fazer uma apresentação no MAC.


Durante a vernissage da mostra, também será lançado um livro com o mesmo nome, escrito por Marcos Cordeiro e comentado por Montez Magno. A publicação é ilustrada com as pinturas feitas por Lemos e traz informações sobre a origem dos papangus, personagens da folia que se vestem dos pés à cabeça, com máscaras feitas de papel machê. A obra literária inclui também uma análise sobre a obra do pintor, que completa 45 anos de carreira. A exposição fica em cartaz até o próximo dia 28. Importante: durante o Carnaval, o museu estará fechado.



MERCADO
As sensações de quem entra no Mercado de São José, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1973, ganham espaço especial no Museu da Cidade do Recife. A revalorização cultural do local está cada vez mais na ordem do dia, e as ervas, raízes, palhas e madeiras do local são evocadas pela mostra “Mercado de São José, Memória e História”. A abertura da exposição acontece às 20h, no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José.

Serviço
“Os Papangus”, de Sérgio Lemos
Museu de Arte Contemporânea - Rua 13 de Maio, 157, Carmo, Olinda
Abertura: Hoje, às 20h
Visitação: Segundas, das 14h às 17h; Terça a domingo, das 9h às 17h
Informações: 3184-3153


http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: