quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Orgulho de coquista


Depois de parceria com Nação Zumbi e Think of One, Cila quer cantar samba. Foto: Michelle Soares/Divulgação

Cila do Coco faz show no Bar do Déo, em Olinda, para lançar nova tiragem do disco que estava esgotado desde 2006

Michelle de Assumpção // Diario
michelleassumpcao.pe@diariosassociados.com.br

Quando Cila Maria de Oliveira começou a cantar cocos-de-roda ainda não era, claro, Cila do Coco. A brincadeira de terreiro também não havia conquistado as festas populares do estado.

Acontecia somente no período junino, com autorização policial. Seu pai, o carpinteiro e marceneiro Joaquim Marcolino cantava o que tinha aprendido com a mãe, D. Josefa. Sem perceber, virara um mestre para os filhos, repassando sua tradição musical oral, em forma de brincadeira junina. Sempre com o cuidado de ter, em mãos, a ordem do delegado, para o caso da polícia aparecer querendo acabar com a farra, o que quase sempre acontecia. Seu Marcolino tinha zabumba, pandeiro e ganzá em casa, mas não tocava nos instrumentos noutra época. "Quem veio botar coco fora do São João foi Celma, isso eu admito", diz Cila, que hoje lança uma nova tiragem do CD Cila do Coco e seus pupilos, que estava esgotado desde 2006. O show acontece no Bar do Déo, Largo do Amparo, bairro da artista, em Olinda. O CD estará à venda a preço promocional, por R$ 5.

Cila conta que estava chateada desde o Natal, pois não conseguiu cantar em nenhum palco de Olinda ou Recife. Logo no Natal, quando tinha acabado de chegar, toda orgulhosa, de sua primeira turnê solo no exterior. A recepção do público gringo deu a artista a dimensão do poder do coco que faz. Para uma mulher que passou a vida como dona-de-casa, é uma trajetória incrível. Cila, depois que as irmãs foram casando, transformou-se numa "linda andorinha com asas para voar". Resultado: uma gravidez aos 19 anos. O bebê ficou aos cuidados de uma irmã enquanto ela se organizava na vida. Demorou; Cila era (e se diz ainda) uma "maloqueira', invetereda. Mas até que se acalmou, quando conheceu o (ex) marido: "resgatou" o primeiro filho e teve mais dois.

Tomava conta dos meninos, arrumava a casa, lavava as roupas, fazia a comida e ainda conseguia ajudar na despesa, confeitando bolo ou fazendo flores ornamentais. Trabalhar para fora, nem pensar. Cila diz que aceitou todo o machismo do ex-companheiro, menos, quando ele chegou para bater. Fez uma vez só. A mulher pegou os filhos e voltou para casa da mãe. Daria uma guinada na vida. Começou cantando no Coco de Umbigada, de Beth de Oxum. Com as músicas que conhecia desde menina já tinha um repertório pronto.

Em 2001 veio o empurrão para a carrreira solo. Ganhou um prêmio especial do concurso Talentos da Maturidade, do Banco Real. Era um pout-pourri de cocos. Depois veio o convite para participar do CD da Nação Zumbi, Radio S.AMB.A, o que rendeu também shows com a banda. Em seguida, lá estava Cila caindo nas graças da banda belga Tink of One. Cila gravou várias faixas do CD deles e cantou com os garotos na Bélgica, Espanha, Croácia e Japão, por duas temporadas. Há dois anos, veio um grande baque que ela ainda tenta superar: a morte do filho caçula, Aston, aos 34 anos. Cila ainda pensa e fala muito no seu menino. Todo carma, no entanto, vira darma em sua trajetória. De tudo, Cila "tira onda". A próxima, planeja, é cantar sambas de gafieira. "Queria ser como Elza Soares ou Alcione, estou trabalhando para isso", planeja.

Nenhum comentário: