sábado, 5 de janeiro de 2008

Caixa d’água ameaça cair em Peixinhos

Rodrigo Montenegro

Os moradores da rua da Caixa D’água, em Peixinhos, Olinda, estão apreensivos. Eles temem o desabamento da estrutura de 15 metros de altura, que dá nome ao endereço. O reservatório de mais de 70 anos, que fica nos fundos do Centro Cultural de Peixinhos, apresenta rachaduras em toda sua estrutura física, está enferrujado e se decompondo. “Temos registros de que alguns pedaços da caixa chegou a cair no telhado do Centro e de casas vizinhas”, disse o diretor do Centro Cultural, José Carlos da Silva.

Ele contou que já foram feitas algumas tentativas para reestruturar o espaço onde a caixa está localizada. “Já fizemos planos para ampliar o Centro, mudar toda a estrutura e reformar a sede. Mas toda vez que trouxemos algum engenheiro ou arquiteto aqui eles desistem do projeto. Falam que para realizar qualquer reforma, é preciso demolir a caixa d’água”, revelou José Carlos.

Segundo o fundador do Centro Cultural, Antônio Guerra, a caixa d’água já estava no terreno antes da associação ser construída. “Quando recebemos o terreno e o material para a construção, há 37 anos, esse monstro de concreto já estava no terreno. Na época, não apresentando problemas, mesmo estando desativada. Mas, agora, dá medo só de chegar perto”, disse.

Defesa Civil

Engenheiros da Defesa Civil informaram que será elaborado um laudo sobre o estado da estrutura do reservatório para ser entregue à comunidade, na próxima terça-feira. A Prefeitura de Olinda, responsável pela administração do bairro de Peixinhos, e a Compesa, negaram responsabilidade sobre a caixa d’água.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: