sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Guerra das Cervejas: Conexão Calheiros

Olinda tenta convencer cervejarias a entrar em
novo leilão para patrocínio do carnaval


Na tentativa de encontrar solução para o impasse sobre o patrocínio do carnaval e prévias de Olinda, a própria prefeita Luciana Santos (PCdoB) manteve reuniões em separado, na sexta da semana passada (28), com representantes da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) e do Grupo Schincariol.

A intenção dos encontros era fazer com que as partes desistam de ações na Justiça e participem do novo leilão marcado pela prefeitura para a sexta da próxima semana (dia 11). As propostas deverão ser entregues em envelopes, às 9h, na Comissão de Licitação de Olinda, na sede da prefeitura.

A informação é do procurador-geral do município, César Pereira, que também participou das reuniões. Aliás, na tarde desta quinta (3), ele tinha audiência marcada na 1a vara da Fazenda Pública de Olinda, para apresentar à juíza Luciana Maranhão as razões pelas quais a prefeitura decidiu fazer uma nova concorrência.

"O judiciário tem de se sensibilizar que essa é a melhor medida para garantir o interesse público", disse César Pereira ao Blog.

Pelo tom das conversas da semana passada, a prefeitura acredita que a AmBev, patrocinadora oficial do carnaval de Olinda desde 2001, deve participar do novo leilão. Mas teme que o grupo Schincariol não entre na seleção e resolva pleitear na Justiça o direito de patrocinar a festa.

Neste sentido, a decisão da juíza Luciana Maranhão se reveste da maior importância para legitimar, ou não, o posicionamento adotado pela prefeitura.

De todo modo, a primeira prévia, que já deveria fazer parte do contrato com uma cervejaria, deve mesmo ser realizada ainda sem patrocinador oficial. Trata-se do ensaio aberto das agremiações, marcado para o final de semana, no Mercado da Riberira.

EXCLUSIVIDADE

Tudo começou em outubro do ano passado, quando depois de realizar uma seleção pública, a prefeitura contratou a Publikimagem Comunicação para fazer a captação de patrocínios destinados ao carnaval.

A empresa realizou, então, uma concorrência específica para definir a companhia de bebidas (cervejas e refrigerantes) que seria a patrocinadora oficial. Venceu o Grupo Schincariol, que ofereceu uma cota de R$ 1,10 milhão.

Por sua vez, a AmBev se diz detentora de direitos por ter um documento assinado, ainda em dezembro de 2006, pela prefeitura, concordando com as cotas oferecidas pela empresa para os carnavais de 2007 e 2008.

A proposta original da AmBev para o carnaval deste ano foi de R$ 740 mil. Mas diante da vitória do Grupo Schincariol na seleção realizada pela Publikimagem, a companhia apresentou uma segunda proposta, no valor de R$ 1,12 milhão - o que não foi aceito pela empresa contratada para captar os patrocínios.

Com o impasse criado, a prefeitura decidiu alterar o contrato com a Publikimagem, suspendendo a concorrência feita pela empresa e publicando no Diário Oficial do Estado um outro edital para a realização de um novo leilão.

A briga foi parar na Justiça. E com tantos interesses em jogo, é pouco provável que Schincariol ou AmBev desistam de lutar até o fim para ter direito a um patrocínio que garante exclusividade na comercialização de cervejas e refrigerantes e na exposição da marca em uma das festas mais populares do País.

Em tempo: o custo total estimado do carnaval de Olinda é de cerca de R$ 4 milhões. A proposta mínima estabelecida pela prefeitura para o novo leilão do patrocínio das bebidas é de R$ 1,12 milhão.

http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/

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