sábado, 14 de fevereiro de 2009

Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda é nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (16), uma onda de silêncio tomará conta das ladeiras de Olinda à meia-noite. É a Noite para os Tambores Silenciosos, momento onde os maracatus da cidade pedem proteção aos seus ancestrais para o carnaval. A partir das 19h, os grupos se concentrarão nos Quatro Cantos.

Em seguida, os maracatus saem em cortejo pela rua do Amparo até o Largo do Rosário, em frente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos para realizar a cerimônia. O ritual é acompanhado pelos cânticos, tambores e dança afro-brasileira. Durante o rito, Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado, mais antigo da cidade, evoca os ancestrais para resguardar os grupos, iniciando a folia com tranqüilidade e paz. Ao final, os tambores, que se mantiveram em silêncio, rufam fortemente, e seguem cada um com seu cortejo por uma rua da cidade.

O evento, que está na sua quinta edição, reúne dez maracatus de baque virado na 1ª Capital Brasileira de Cultura para soarem juntos seus tambores. Participam da cerimônia os maracatus Leão Coroado, Maracatudo Camaleão, Badia, Maracambuco, Axé da Lua, Nação de Luanda, Nação Pernambuco, Estrela de Olinda, Cambinda Estrela e Porto Rico.

HISTÓRIA - A cerimônia dos Tambores Silenciosos em Pernambuco data do final da década de 1960. Porém, os ritos de reverência aos antepassados vieram com os negros no período da escravidão e foram repassados através das gerações. O silenciar era em si a homenagem aos negros que, cerceados da liberdade, não podiam manifestar suas crenças, difundir sua cultura e tampouco participar dos festejos de carnaval. Este silêncio aliado à celebração religiosa de clamor aos ancestrais caracteriza o ritual.

Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda
Quando: segunda-feira (16)
Concentração: Quatro Cantos de Olinda, às 19h
Cerimônia: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, às 00h


Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: