domingo, 8 de fevereiro de 2009

Olinda se "veste" para o carnaval


A Família Lemos preparou a fachada da casa pela primeira vez em 2008. Foto: Júlio Jacobina/DP/ D.A Press

Moradores enfeitam as fachadas das residências com desenhos que fazem referência à Folia de Momo

Tânia Passos // Diario
taniapassos.pe@diariosassociados.com.br

Olinda se "veste", se prepara para o carnaval. Como personagens, as casas ganham cores e desenhos inspirados nos festejos de Momo.

Na Ladeira do Amparo, a pedagoga Meire Oliveira, 49 anos, verifica pessoalmente a transformação da fachada da sua casa. No lugar do branco, do ano todo, as cores vibrantes que parecem brotar das mãos do artista Carlos André Teixeira. Em poucos minutos, surgem o pierrô, a colombina e o arlequim, personagens típicos do carnaval que enchem os olhos de turistas e de quem mora na cidade.

Uma das pioneiras em emprestar a fachada da casa para a arte do carnaval, Meire Oliveira conta que acabou inspirando seguidores na mesma rua. "As pessoas normalmente pintam as casas com cores vibrantes. Mas fui a primeira a usar desenhos, em 2004", contou. A sua iniciativa vem lá da alma. Um alma, acima de tudo, carnavalesca. "É uma forma de resgatar, por meio da pintura, a beleza dos antigos carnavais nestes personagens", revelou.

Foino ano passado que os vizinhos de Meire copiaram a ideia. A fachada até hoje esbanja orgulhosa o nome da Família Lemos. Os desenhos também são do artista Carlos André, que nesta época trabalha dia e noite para atender todos os pedidos. "Estou aproveitando principalmente a madrugada para dar conta das solicitações", contou. Quando não trabalha com aerografia, André tem outra função, é auxiliar administrativo. "São coisas totalmente diferentes. A pintura não é só trabalho, faço com prazer", disse.

Em outra ladeira, desta vez na Prudente de Moraes, a Casa da Tia, não ganhou apenas novas cores. Sombrinhas e máscaras enfeitam a fachada da residência. Mais do que uma casa, um espaço para turista pousar para fotografia. E os moradores podem até esquecer dos desenhos, mas não das cores. E essas, por si só, já embelezam o casario da Cidade Alta. "A gente pinta as casas no final do ano. Mas, como o carnaval é pertinho, as residências ficam assim com as cores vibrantes e a rua fica mais bonita", ressaltou a professoraMaristela Campos, 39. Tudo por amor e pela beleza da cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Nenhum comentário: