quarta-feira, 15 de abril de 2009

Olinda: Espaço aberto para a cultura local


Nem só da legítima tapioca nordestina e da vista inesquecível do Recife é feito o Alto da Sé, em Olinda. O casarão de número 780, com suas grandes e numerosas janelas caiadas de branco e paredes em vermelho vivo, abriga há dois meses o Sítio das Artes, um espaço que pretende movimentar a Cidade Alta, com atividades ligadas à gastronomia e cultura. O foco é a culinária regional, mas a música e a literatura também estão presentes. Com este intuito, será lançado hoje, às 20h, um projeto cultural que contará com o lançamento do livro Luiz Gonzaga - O homem, sua terra, sua luta, de José Mário Austregésilo, e as participações de Genaro e Walquíria, Zuza Miranda, a declamadora Clenira e dos sanfoneiros Arlindo Moita, Severino dos 8 Baixos e Marcelo de Feira Nova. Amanhã, será a vez de Benedito da Macuca e banda, com show de forró pé-de-serra, também às 20h.

De acordo com Roberval Sampaio, empresário e idealizador do Sítio das Artes, a proposta da casa é ser um misto de restaurante, antiquário, joalheria e loja de bordados finos, que atenda a turistas, mas também ofereça atrativos para os pernambucanos. "O restaurante fica no andar superior e tem capacidade para umas 100 pessoas. A mobília que está sendo vendida no antiquário pertencia à família que morou anteriormente nesta casa", explica Alemão, ressaltando que o espaço foi adaptado para melhor recepcionar o público, com palco para as apresentações artísticas e um jardim, para quem preferir degustar os quitutes ao ar livre, tendo como vista, ao fundo uma parte de reserva de Mata Atlântica.

Para cuidar da programação cultural, o empresário convidou o jornalista Jefferson Linconn e e o multiartista José Airton, numa realização da Linconn E-Sign Comunicação. "Vamos deixar um espaço aberto para recitar poesias, para quem quiser cantar ou tocar instrumentos, pois queremos fazer do Sítio das Artes um campo para a cultura viva, ideal para os artistas", destaca José Airton. O Sítio das Artes fica aberto das 9h às 22h (loja e antiquário). Já o restaurante abre de segunda a sábado, das 11h30 às 23h, e aos domingos, das 11h30 às 16h.

Serviço

Lançamento do livro Luiz Gonzaga - O homem, sua terra, sua luta, de José Mário Austregésilo, seguido de show
Onde: Sítio das Artes (Rua Bispo Coutinho, 780, Alto da Sé, Olinda)
Quando: Hoje, às 20h
Informações: 3429-2166 ou www.olindasitiodasartes.com.br

Diario de Pernambuco
.

Nenhum comentário: