quarta-feira, 29 de abril de 2009

Olinda: Jardim Fragoso - Mais um prédio ameaça desabar

Moradores do Residencial Catuama, na Rua Eduardo de Morais, em Jardim Fragoso, Olinda, tiveram que deixar suas casas e contar com a ajuda de vizinhos e parentes. Ontem de manhã, parte do forro de gesso de um dos apartamentos desabou e, durante a noite, a estrutura de gesso da cozinha do apartamento 302 também desmoronou.

Assustados, os inquilinos acionaram o Corpo de Bombeiros, a Diretoria de Controle Urbano e a Defesa Civil de Olinda. Os órgãos fizeram uma vistoria superficial e encontraram rachaduras, além de problemas de vazamento e infiltração, no entanto, a diretora de Controle Urbano, Ana Moura, informou que, por medidas de segurança, as 24 famílias foram aconselhadas a não pernoitarem no prédio.

"Amanhã (hoje) um engenheiro calculista será enviado ao local para fazer uma nova avaliação e dar um atestado concreto. É preciso ter cuidado com essa vistoria para que não seja tomada nenhuma medida precipitada. Nem para interditar o edifício, nem liberar e arriscar a vida dessas famílias", explicou Ana Moura.O prédio fica a cerca de 500 metros de distância dos edifícios Érika - que desabou em novembro de 1999, deixando quatro mortos e 11 feridos - e do Enseada de Serrambi, que também desmoronou um mês depois, matando sete pessoas e deixando 11 feridas.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/04/29/urbana8_0.asp

Um comentário:

Unknown disse...

SOU ENGENHEIRO E ACOMPANHEI A VISTORIA TENHO LARGA EXPERIÊNCIA NESTES CASOS E ATESTO COM EMBASAMENTO TÉCNICO CIÊNTIFICO QUE ESTE PRÉDIO TEM ALTO RISCO DE DESMORONAMENTO QUE OCORRE SEM AVISAR VISTO QUE ESTE TIPO DE PRÉDIO CHAMADO CAIXÃO COLAPSA SEM AVISR E ESTE ESTA COM MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS GRAVES, PORTANTO VCS DA IMPRENSA DEVEM EXIGIR DESTA DEFESA CIVIL DE OLINDA QUE SEJA HÁBIL E QUE CONTENHAA NO SEU CORPO TÉCNICO ENGENHEIROS CAPACITADOS PRA ELABORAREM LAUDOS O QUE OUVI DESTA SENHOA FOI TERRÍVEL QUE NÃO IRIA INTERDITAR O PRÉDIO POIS OS MRADORES EIXARIAM DE PAGAR IPTU ISSO PRA MIM FOI UM ESCÂNDALO DEIXAR DE RESGUARDAR AS VIDAS HUMANAS POR RECEITAS DE IMPOSTOS! ESSES PRÉDIO FORAM CONSTRUÍDOS FORA DE NORMA NÃO XISTEM PILARES NEM VIGAS PORTANTO O RISCO É IMINENTE POIS FISSURAS CARACTR´STICAS DE RECALQUE SE FAZEM PRESENTES.