sábado, 30 de maio de 2009

Moradores de Rio Doce cobram providências da Prefeitura de Olinda

População se reuniu com representantes da prefeitura e do Ministério Público; principal problema apontado por eles foi o alagamento constante do canal Colibri

Da Redação do pe360graus.com

Cansados de enfrentar problemas no bairro de Rio Doce, moradores da comunidade de Olinda organizaram uma audiência pública e apresentaram os problemas para representantes da prefeitura e do Ministério Público. O encontro foi para cobrar da prefeitura o fim dos alagamentos provocados pelo canal Colibri e pelos esgotos estourados.

O transtorno no bairro é tão grande quer fez algumas famílias mudarem de endereço. Como é o caso da telefonista Ivanilda Vasconcelos. Ela morou por três anos na quinta etapa de o bairro de Rio Doce e agora procura um lugar melhor para morar. "Essa casa já está vendida há uns 20 dias. Vendi justamente por não suportar esse esgoto que já está aqui há mais ou menos há três meses", disse.

Já a dona de casa Sílvia Babosa de Lima não tem como vender a casa e para tentar fugir do mau cheiro e evitar que a água suja invadisse a residência, construiu um muro em frente ao portão. "Basta uns 10 minutos de chuva e tudo isso aqui fica alagado", afirmou Sílvia de Lima.

A água é do canal Colibri, que corta toda a quinta etapa do bairro e sempre que chove forte transborda, provocando alagamentos nas ruas do bairro. O canal está mal cuidado, em alguns trechos o mato cresceu ao ponto de não ser possível ver a água.

O problema fica ainda maior porque algumas casas foram construídas na beira do canal, estreitando a passagem de água. De acordo com os moradores, algumas pessoas complicam ainda mais a situação e jogam esgoto no local.

Dois bueiros estourados nas ruas 13 e 47 complica ainda mais a vida de quem mora em Rio Doce. A situação é tão crítica que a sujeira passa na frente até do Posto de Saúde. "A gente vive aqui sem ter condições nenhuma", reclamou uma senhora.

Por todos esses problemas que os moradores decidiram agir. Organizaram uma reunião e chamaram representantes da prefeitura e do Ministério Público para discutir soluções para esses problemas. O encontro foi na Escola Estadual Escritor Carlos Cavalcanti.

"A nossa preocupação é que não termine um governo, começo outro governo, e o povo fique sofrendo, com água entrando nas casas, doenças como a dengue e a leptospirose", disse o coordenador do Movimento Pró-Rio Doce, Abdias Ferreira.

"Nossa intenção é a captação de recursos, para que a gente faça a retificação do canal e a retirada das moradias. A previsão da gente ter uma proposta, um orçamento para ser encaminhado tanto do Governo do Estado, como ao Governo Federal é este ano ainda", afirmou a secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes.

Já o secretário Executivo de Manutenção da cidade, Arnaldo Bastos, afirmou que as obras devem iniciar ainda na próxima semana. "Na segunda-feira (1º) eu estou iniciando no canal Colibri a limpeza do canal e a capinação com máquinas e com homens”, disse.

O andamento das obras será fiscalizado pelo promotor de Meio Ambiente de Olinda, André Felipe Menezes. “Nós vamos cobrar do município uma ação concreta e possivelmente firmar um termo de ajustamento de conduta que pode ser precedido da expedição de uma recomendação ao município”, afirmou.

A Prefeitura de Olinda também informou que junto com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai tomar providências quando aos esgotos. Para essas obras não foi informado um prazo.

.

Nenhum comentário: