domingo, 31 de maio de 2009

DER afirma: Segunda Perimetral é responsabilidade da Prefeitura de Olinda

Em nota oficial, prefeitura contraria a explicação do Departamento, mas assume o serviço de tapa-buraco; NETV já mostrou o problema seis vezes neste mês

Da Redação do pe360graus.com


Na última terça-feira (26), a reportagem do NETV 1ª edição esteve no Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para entregar um calendário e pedir uma resposta sobre a situação da Segunda Perimetral Norte, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O prazo para a resposta era esta sexta-feira (29).

É a sexta reportagem neste mês. A pista está péssima e o trânsito lento porque tem muitos buracos. Animal solto é cena comum. O pedestre não tem por onde andar - para todo lado, muitas poças e lama, e não há acostamento.

No meio da manhã, a chuva parou um pouco. Facilitou a visão dos buracos, mas os problemas continuam. “Para passar tem que ser a 10 km/h, com o carro pulando, acabando com o amortecedor. É horrível”, se queixa o gerente Carlos Falcão.

O trecho em frente ao Lixão de Aguazinha é o pior - não se trata nem de passar devagar, é preciso parar para fazer a travessia. De bicicleta e moto, se não tiver cuidado, a pessoa cai.

A Prefeitura de Olinda enviou nesta sexta-feira uma nota oficial igual à que foi enviada há dois dias. A nota diz que a prefeitura assume a responsabilidade pelo tapa-buraco, mas fala que a via metropolitana é de jurisdição estadual, portanto as obras de requalificação da Perimetral caberiam ao DER.

O diretor-executivo do Departamento de Estradas e Rodagem afirma o contrário. “Por determinação do governo da época, a avenida foi construída pelo DER, mas ela não é uma PE, mas uma via metropolitana, e elas são mantidas pela prefeitura. Cada via estadual tem uma numeração, como a PE-15, por exemplo, mas essa não é da jurisdição do DER”, afirmou.

.

Nenhum comentário: