domingo, 31 de maio de 2009

Mosteiro de São Bento, em Olinda, está na disputa pelo título internacional


Foto: Ana Claudia Dolores/DP/D.A Press

Belezas que podem ser maravilhas do mundo Patrimônios locais de origem portuguesa disputam concurso com obras de outros países

Ana Cláudia Dolores
anadolores.pe@diariosassociados.com.br

Duas belezas arquitetônicas de Pernambuco estão a alguns "cliques" de entrarem para o grupo das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.

O Convento de Santo Antônio e Ordem Terceira de São Francisco, no Recife, e o Mosteiro de São Bento, em Olinda, estão entre as 27 igrejas e fortificações, distribuídas em países da América do Sul, África e Ásia, edificadas pelos portugueses e selecionadas para participarem do concurso.

A votação está sendo feita pela internet no endereço www.7maravilhas.sapo.pt até o dia 7 de junho. O resultado será divulgado no dia 10, numa cerimônia em Portugal. Para serem eleitas, as obras pernambucanas precisam vencer, primeiro, a concorrência interna. Outros cinco monumentos brasileiros também estão na disputa: o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e a Igreja de São Francisco de Assis da Penitência, em Minas Gerais; o Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro; a Fortaleza do Príncipe da Beira, em Rondônia; e o Conventode São Francisco e Ordem Terceira, na Bahia.

O regulamento do concurso só permite que sejam eleitos até dois monumentos por país. A vantagem de entrar para o seleto grupo dos mais representativos monumentos de origem portuguesa está na possibilidade de atrair ainda mais turistas."Essa campanha promove uma maior integração entre os países de língua portuguesa e estimula a vinda do turista que gosta de arte", ressalta o presidente da Empetur, José Ricardo Diniz. Os dois monumentos são paradas obrigatórias do turista que visita as cidades- irmãs. O Convento de Santo Antônio e a Ordem Terceira de São Francisco estão na Rua do Imperador, no Centro do Recife. Construídos no século XVII, representam um dos maiores símbolos da arte sacra barroca. Já o Mosteiro de São Bento, no Sítio Histórico de Olinda, é destaque na arquitetura da cidade há mais de 400 anos.

Nenhum comentário: