terça-feira, 12 de maio de 2009

Olinda intensifica limpeza de canais

Ivson Menezes

O comerciante José Ribeiro mora no bairro dos Bultrins, Olinda, há mais de 30 anos e observava desconfiado a limpeza do canal Bultrins Fragoso, ontem pela manhã. “Isto aqui vira um rio quando chove. Se limparem tudinho pode ser que melhore. Estou admirado com este serviço”, afirmou. O comerciante Luis Sebastião, morador da rua Barão de São Borja, ponto de grandes alagamentos e transtornos, também nos Bultrins, reafirma a situação. “Ninguém passa por aqui quando está chovendo, ficamos todos ilhados. Estou vendo que, com esse trabalho no canal, a água está escorrendo mais rápido”, disse.
Estes dois moradores estão se referindo às ações de manutenção urbana realizadas pela secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Olinda. Segundo o secretário executivo de Manutenção Urbana, Arnaldo Bastos, a operação de limpeza dos 26 canais, galerias, canaletas e caixas coletoras começou em fevereiro e, atualmente, conta com o trabalho de 100 homens, além da utilização de seis máquinas e 12 caçambas para recolher o material. “Desde o começo do ano até agora, já choveu muito mais em relação aos anos anteriores e, segundo estatísticas, as chuvas serão intensas. Por isso, estamos nos preparando para o pior”, afirmou.
O trabalho é feito através do alargamento e aprofundamento dos canais retirando a sujeira que tem dentro deles. Nos locais em que a máquina não tem acesso, a limpeza é realizada com o apoio de balsas construídas com 600 garrafas pet. Já nas galerias e caixas coletoras o recolhimento do lixo é feito manualmente. Entre os objetos recolhidos foram encontrados colchão, pneu, garrafas e copos de plástico. Ainda segundo Bastos, a proposta é manter uma equipe permanente para que possa trabalhar o ano todo.



Folha de Pernambuco

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: