segunda-feira, 25 de maio de 2009

Telhado de igreja do século 16 desaba em Olinda

Construção data do século 16; principais hipóteses para o desabamento são infestação por cupim, desgaste na estrutura, rachaduras e infiltrações

Da Redação do pe360graus.com

Parte do telhado da igreja de São João dos Militares, que fica no bairro do Amparo, em Olinda, desabou na tarde desta segunda-feira (25). No momento do acidente não havia pessoas na igreja. Com medo de desabamentos, há cinco anos a paróquia suspendeu as celebrações no local.

Toda a área da igreja está isolada. Para proteger o prédio, foi feito o escoramento emergencial do telhado mas, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), a estrutura das paredes e do telhado está comprometida e ainda há riscos de desabamentos. Móveis e imagens foram retirados do local e levados para a matriz de Nossa Senhora do Guadalupe.

Uma parte da estrutura do telhado da igreja de São João do Militares já havia cedido na última sexta-feira (22). Na ocasião, funcionários do Iphan estiveram no local e detectaram a necessidade de uma reforma urgente.

A última reforma na igreja, construída no século 16, foi feita há mais de 30 anos. Desde então, o prédio sofre com o tempo e a falta de manutenção adequada. Há rachaduras, cupins, e infiltrações nas paredes. Já em julho de 2007, a prefeitura de Olinda fez uma vistoria que constatou que o madeiramento e o telhado precisavam ser substituídos.

RESPONSABILIDADE
O administrador paroquial Dom Marcelo Gomes afirmou que teria entrado em contato com o Iphan e a prefeitura de Olinda várias vezes para pedir a reforma do espaço, mas não teria obtido resposta. “Dá vontade de chorar porque isso é um descaso com o patrimônio”, afirmou.

De acordo com o Ipahn, porém, já estava em fase de conclusão um projeto para captar recursos para a reforma. “Sabíamos que a igreja precisava de restauro, mas não que era tão grave”, afirmou o superintendente do Iphan, Frederico Almeida. “Agora, com a emergência, esperamos conseguir os recursos”.

A secretária de Cultura e Patrimônio de Olinda, Márcia Couto, também acredita que o Iphan conseguirá os recursos para a reforma. Ela, porém, aponta a responsabilidade da Igreja na manutenção do prédio. “Apesar do uso público, o prédio é propriedade da igreja católica”, disse.

................

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/acidente/2009/05/25/NWS,491268,4,94,NOTICIAS,766-TELHADO-IGREJA-SECULO-DESABA-OLINDA.aspx

Nenhum comentário: