sábado, 30 de maio de 2009

Olinda ou Paulista? Moradores de loteamento em Cidade Tabajara continuam às escuras






Foto: Reprodução/TV Globo

Apenas duas ruas têm postes com lâmpadas; segundo a Celpe, confusão ocorreu porque a comunidade era registrada em Olinda, mas agora pertence a Paulista

Da Redação do pe360graus.com

Moradores do Loteamento São João, na Cidade Tabajara, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, vivem uma situação difícil: pagam a taxa de iluminação pública, mas vivem às escuras. Sem iluminação nas ruas, aumentam o medo e a violência. Outra reclamação é que há três meses o lixo não é recolhido.

Aqui alguns serviços públicos são feitos pela prefeitura de Olinda. Outros, pela de Paulista. Os moradores dizem que o caminhão de lixo é de Olinda. Mas há pelo menos três meses, a coleta não é feita como deveria. A sujeira se acumula neste terreno. “Eles vêm aqui e nem o lixo do chão recolhem”, denuncia Luzitânia Alves da Silva.

Quando anoitece, a preocupação é com a violência. “Minha nora vinha por aqui, liguei para ela na hora. Quando ela tirou o celular da bolsa, o rapaz veio, pegou o celular dela e correu”, conta a dona de casa Ana Maria Cordeiro.

Perigo que aumenta com a falta de iluminação. Apenas duas ruas têm postes com lâmpadas. Quem mora nas outras quatro têm que conviver com a escuridão. A casa de dona Nadja fica na Rua Lapania, uma das que não têm postes. Mesmo assim, na conta de maio veio a cobrança de R$ 11,32 de taxa de iluminação pública.

Em agosto de 2007, a reportagem esteve no local. Na época, nenhuma rua tinha iluminação pública. A comunidade era registrada na Celpe como se pertencesse a Olinda. Agora, a área pertence a Paulista. Mas para todos os moradores o endereço é mesmo: Rua das Mangueiras.

A Celpe informou que os moradores devem procurar uma agência da companhia para solicitar a expansão da rede elétrica. Já a assessoria da Polícia Militar informou que, no local, são realizadas rondas motorizadas e que vai encaminhar uma solicitação para o 1º Batalhão da PM para pedir reforço na área.

Quanto ao problema do recolhimento do lixo, a prefeitura de Olinda informou que, por causa da chuva, o acesso ao local ficou difícil, o que comprometeu a limpeza. A Diretoria de Limpeza Urbana se comprometeu em começar neste sábado (30) na comunidade, a coleta alternativa, que é feita por garis.

A partir de segunda-feira (1º), a Diretoria de Manutenção Urbana vai fazer um serviço de melhoria na Rua Mangueira, que dá acesso a comunidade, para poder regularizar o recolhimento do lixo.

.

Nenhum comentário: