quarta-feira, 6 de maio de 2009

Olinda: Instituto C&A e Centro de Cultura Luiz Freire realiza exposição sobre experiência da leitura

Exposição ‘Livros e Mundos’ reúne fotografias, textos e vídeo-documentário que mostram o papel político, cultural e pedagógico das bibliotecas comunitárias.

A Rede de Bibliotecas Comunitárias do Recife realiza até 29 de maio de 2009 a exposição Livros e Mundos, que tem como tema a relação de crianças e adultos com o universo dos livros e da leitura. A exposição acontece no Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e conta com o apoio do Instituto C&A. O objetivo central da iniciativa é apresentar a Rede de Bibliotecas Comunitárias, iniciativa pioneira na cidade, como alternativa de fortalecimento político e pedagógico de bibliotecas e espaços de leitura comunitários.

A exposição foi aberta no dia 29 de abril, com roda de debate sobre o papel social das bibliotecas comunitárias seguida de performance literária poética com as Quartas Literárias além de Sessão Documentário com Pipoca (exibição de vídeo sobre experiência leitora em Bibliotecas comunitárias). O evento é aberto ao público em geral. A mostra fica aberta para visitação até o dia 29 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

A exposição Livros e Mundos representa um posicionamento coletivo de pessoas e instituições comprometidas com a leitura como prática a partir da qual é possível imaginar e criar realidades mais humanas em cidades marcadas pela violência e pela desigualdade social.

A mostra é composta por fotografias, textos e vídeo-documentário que mostram o papel político, cultural e pedagógico das bibliotecas e espaços de leitura comunitários a partir da ótica de seus frequentadores, educadores e bibliotecários populares. Além desse material, exposto no hall de entrada e corredores do Centro de Cultura Luiz Freire, a exposição inclui atividades de mediação de leitura, oficinas e contação de histórias periódicas promovidas por integrantes das instituições que compõem a Rede.

A Rede de Bibliotecas Comunitárias da RMR é composta por bibliotecas e espaços de leitura que trabalham pela democratização do acesso aos livros e à leitura em bairros marcados pela ausência de educação de qualidade e políticas públicas na área cultural. Fazem parte dessa Rede a Biblioteca Multicultural do Nascedouro, Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Carangueijo-Tabaiares, Centro Educacional Popular Mailde de Araújo - CEPOMA (Brasília Teimosa), Biblioteca Peró (Jaboatão dos Guararapes), e Creche Lar Mei-Mei e Centro Educacional, Social e Cultural Shekiná além do Centro de Cultura Luiz Freire (em Olinda).

Essas organizações têm em comum o fato de terem surgido como forma de atender a necessidades de pesquisa e formação de leitores, especialmente crianças e adolescentes, em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Nessas três cidades, existem apenas 5 bibliotecas públicas, sendo 4 municipais (2 em Recife, uma em Jaboatão e uma em Olinda) e uma estadual (Recife). Na capital do estado de Pernambuco, apenas 61% da rede escolar do município dispõe de algum tipo de acesso ao livro em geral, e à literatura em especial.

Desde o início de suas atividades, em 2007, a Rede estabeleceu uma frutífera parceria com o Centro de Cultura Luiz Freire. Este ano, o Instituto C&A, através do Programa Prazer em Ler, promove junto com o CCLF um ciclo de formação para os educadores que trabalham nestes espaços. As entidades da rede também tiveram projetos aprovados pelo MinC como Ponto de Leitura, e contam com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco – FUNDARPE, através de seu Departamento de Literatura.

Perfil do Instituto C&A - O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto abrange organizações sociais que atuam em 62 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura, Desenvolvimento Institucional e Comunitário Voluntariado Empresarial. Os programas desenvolvidos são: Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a criação e desenvolvimento de seus programas e ações são: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 64 milhões em 1.420 projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social.

Exposição Livros e Mundos, até 29 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda – PE).


http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=76263

Nenhum comentário: