domingo, 3 de maio de 2009

Olinda: Grupo Atlântico Sucesso que saiu do forno


Foto: Marcos Martins/Divulgação
O negócio tomou corpo e, depois de 22 anos, o Restaurante e Pizzaria Atlântico se consolidou como um ambiente familiar quando se trata de boa comida.


No início, era apenas uma pizzaria de bairro em Olinda. Hoje, é uma rede com filiais também no Recife. Empresa aposta no serviço delivery

Augusto Freitas // Especial Para o Diario
augustofreitas.pe@diariosassociados.com.br

No começo, a ideia central foi oferecer um espaço para vender pizzas e outras refeições em um pequeno terreno alugado no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. O ano era 1987 e o então aspirante a empresário Ivanildo Lira dispunha de quatro funcionários para atender os clientes, em geral moradores do local.

O projeto tinha como gancho principal oferecer refeições de qualidade com um preço acessível aos moradores daquele região. "Inauguramos o local para ser uma pizzaria de bairro mesmo, onde o foco era atender os moradores de Jardim Atlântico. Com o empenho da família e de outros colaboradores, conseguimos transformá-la em uma rede de restaurantes de sucesso", disse Ivanildo Lira.

O crescimento da empresa foi rápido. O cardápio variado de pizzas e outros pratos caiu no gosto dos clientes. Três anos após a inauguração, o local já não conseguia atender o número o número de frequentadores. A solução encontrada foi oferecer o serviço de entrega em domicílio. O delivery foi possível graças a quatro bicicletas adquiridas pelo fundador e uma linha telefônica exclusiva.

Nesta fase, a quantidade de pedidos aumentou consideravelmente, mesmo com serviço de entrega. A alternativa foi agilizar os pedidos. Para dar rapidez às entregas, Ivanildo Lira comprou motocicletas e mais linhas telefônicas. Em 1994, a empresa deu um passo importante na sua expansão para bairros do Recife. "Investimos alto na informatização da empresa, aumentando as vendas e garantindo o controle das operações", explicou Lira.

No ano de 2000, a primeira filial da Pizzaria Atlântico foi aberta na Avenida Recife com o serviço de delivery. O próximo passo foi modernizar as instalações e aumentar a capacidade de público da matriz, que passou a contar com 600 lugares, um salão de eventos e o serviço de self-service. Quatro anos depois, mais uma unidade é inaugurada, desta vez na Rua do Paissandu, no Derby.

Nessa época, a empresa também instalou um moderno call-center, padronizado de acordo com os pedidos dos clientes e rápido diante da necessidade do negócio. Em 2005, a unidade da Avenida Recife passou por uma reforma, cujo salão principal comporta 180 lugares. O sonho de se tornar a maior rede de pizzarias de Olinda estava se realizando.

Conquista - Há três anos, mais uma conquista do Grupo Atlântico: a abertura da unidade das Graças, um local com cerca de 3 mil metros quadrados em uma área nobre do Recife. Segundo Ivanildo Lira, houve desconfianças quanto à localização. "Algumas pessoas falavam que uma pizzaria de Olinda não iria dar certo por conta da área se localizar em um bairro nobre. Pegamos um imóvel abandonado, acreditamos no projeto e investimos na reforma para oferecer um espaço com 600 lugares", recordou.

Hoje, o Grupo Atlântico conta com uma estrutura sólida e uma equipe de 570 funcionários capacitados no que háde melhor no setor de alimentação. Inclusive com uma curiosidade: não há um chef de cozinha e três vezes ao ano os cozinheiros se reúnem para apresentar novas receitas que são submetidas à aprovação de todos. Sinal de que a aposta de 22 anos atrás deu certo.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/05/03/economia3_0.asp


Franquia é o próximo passo


Pensando em impulsionar sua expansão regional, o Grupo Atlântico vai iniciar o processo de franquias em breve. O projeto também vai contemplar a marca La Lira, cuja ideia é homenagear o sobrenome da família que há 22 anos administra o Restaurante e Pizzaria Atlântico. A intenção de atuar no sistema de franquias surgiu há três anos.

Segundo Ivo Lira, será uma boa oportunidade para manter o crescimento acelerado e sustentável, depois de organizar todos os setores da empresa. "Fomos amadurecendo o projeto no decorrer dos anos, esperando o momento certo para colocá-lo no mercado. No fim do ano passado, com a empresa adequada para o sistema de franquias, começamos a formatar a La Lira", explica. Até o fim deste ano, o grupo estará inaugurando duas franquias em locais estratégicos da RMR.

Os modelos serão oferecidos em duas dimensões, com 400 e 700 metros quadrados. Ambos vão oferecer o serviço de delivery. Na primeira opção, o franqueado terá de investir cerca de R$ 520 mil em uma área com capacidade para 20 mesase até 11 lugares. Já no segundo modelo, o valor investido será de R$ 910 mil, cuja capacidade será de 50 mesas e até 220 lugares.

Os contatos já estão bem encaminhados e a direção diz que há entre 20 e 30 pessoas interessadas no projeto. Em breve, o grupo também poderá estender as franquias para outros estados. "Iremos realizar um estudo de viabilidade, tendo como base as unidades que serão inauguradas este ano. No início do próximo ano vamos traçar os planos de expansão na região Nordeste", finaliza Lira.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/05/03/economia3_1.asp

Nenhum comentário: