sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Mostra de cultura popular

Este final de semana, a Casa da Rabeca do Brasil abre sua programação de 2008 com a Mostra de Cultura Popular, que contará com apresentações de cavalo-marinho, ciranda, coco, pastoril, além de dois ritmos do Maranhão, como o Tambor de Crioula e o Cacuriá. A culminância do evento coincide com a Festa de Reis (domingo), uma manifestação católica, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e que simboliza a data da visita dos três magos, Gaspar, Melchior e Baltasar, ao menino Jesus.


A mostra será aberta às 20h de hoje com o coco Zambê do Rio Grande do Norte e o encontro de Lia de Itamaracá e mestre Salustiano, que apresentarão um show inédito com o repertório só de ciranda. No segundo dia, sábado, vai haver a apresentação do Tambor de Crioula e Teté do Cacuriá. O tambor de Crioula é uma dança de roda, negro-africana, desenvolvida no Maranhão, que a partir do cantor do grupo e do toque dos tambores, um dançador posicionado no centro dá uma umbigada em outra pessoa que irá, então substitui-la e assim por diante.


O outro grupo maranhense é o Cacuriá, montado pelo Laborarte em 1986, que mistura a teatralidade e a sensualidade, explorando o ritmo, o requebrado dos quadris e a letra das canções. Maciel Salu fecha a segunda noite com a apresentação do show Caboclos da Toca do Índio.


A Mostra de Cultura Popular encerra-se no Dia de Reis (06), que marca o fim do ciclo natalino, com a queima-da-lapinha, pastoril, apresentação da Ciranda Pernambucana de Olinda e o encontro dos cavalos-marinhos Boi do Matuto de Olinda e o Coroada de Araçoiaba.


Serviço

Mostra de Cultura Popular edição 2008
Casa da Rabeca e Ilumiara Zumbi (sítio Salustiano, na Rua
Curupira, s/n, Cidade Tabajara, Olinda)
De hoje a domingo, a partir das 20h
Entrada gratuita.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: