quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Olinda - Capital Metropolitana da Vaquejada

Olinda não é só Carnaval. Olinda é a capital da vaquejada na Região Metropolitana do Recife. A Cidade Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade possui hoje três parques de vaquejadas (Parque de Dona Helena, Parque de Vaquejada Dra. Eliane Pontual e Parque de Vaquejada de Augusto do Motel). Um quarto parque está sendo construído por Cafuringa e seu irmão.

Olinda ainda tem duas feiras de cavalos: Jardim Atlântico (domingo à tarde) e Peixinhos (toda quarta-feira). Ainda no último domingo deste mês será realizado um bolão de vaquejada (competição de pequeno porte, onde o concorrente paga a inscrição e o prêmio é dividido entre o promotor do evento e os participantes melhores colocados) no Parque Dra. Eliane Pontual.

PRISCYLA VAQUEIRA DE OLINDA



Priscyla Andrade é a vaqueira mais famosa de Olinda. Começou a correr vaquejadas com 16 anos, participando em todo Nordeste de provas como vaquejada, tambor, laço, ordenha, simpatia e beleza. Ganhou troféus em Pernambuco, Ceará e Maranhão. Foi indicada para representar o Brasil em competição na Colômbia.

Acesse o You Tube e veja Priscyla Andrade representando Olinda numa vaquejada no Parque Galego Barros em Garanhuns:

http://www.youtube.com/watch?v=8f4JC9dzWzU&feature=related

A VAQUEJADA

Na década de 40, a vaquejada era conhecida por corrida de mourão e tornou-se muito popular na região Nordeste, antes, os vaqueiros mostravam como faziam na lida do gado, vestiam seus gibões - roupa de couro que protege o vaqueiro da vegetação seca - e tentavam derrubar o animal em movimento.

O chão seco e a caatinga foram substituídos por grandes parques de vaquejadas, espalhados por toda a região. Hoje, existem clubes associações, calendários e patrocinadores, para que esse esporte se torne cada vez mais popular.

Um comentário:

Unknown disse...

gostari de saber o endereço dos parque e onde fica a feira de cavalos em jardim atlântico?