sábado, 2 de maio de 2009

Prevenção a ataques: Novas placas sobre tubarão

Os alertas começaram a ser instalados, ontem, no litoral do Estado. Eles são mais coloridos e têm mensagens didáticas em inglês e português

O litoral pernambucano começou a receber nova sinalização de alerta para o perigo de ataques de tubarões. As peças agora são educativas e não apenas indicativas. Serão 26 novas placas instaladas em quatro cidades litorâneas: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, as três última na Região Metropolitana. A faixa beneficiada começa na Praia do Paiva, no Cabo, e vai até a Praia de Del Chifre, em Olinda. A Praia de Boa Viagem será contemplada em breve. Desde 1992, 52 ataques foram registrados no Estado, com 19 mortes.
Os equipamentos chamam a atenção dos frequentadores das praias porque são coloridos e, principalmente, possuem mensagens didáticas, em português e inglês. Ontem, na Praia de Piedade, em Jaboatão, onde foram instaladas as duas primeiras placas, a iniciativa agradou os banhistas. As peças estavam em dois pontos distintos: em frente ao Hotel Dorisol e ao Hotel Golden Beach.

“Achei muito bom porque, dessa vez, eles acertaram na mensagem. Expuseram detalhes que antes não eram informados à população, como é o caso da associação com o tipo de lua, o crescimento da maré e a influência do tempo chuvoso. Agora, só falta disponibilizarem mais salva vidas para a praia nos fins de semana”, afirmou o vendedor Eduardo Thompson da Silva, morador e frequentador da Praia de Piedade.

As placas, cada uma com aproximadamente quatro metros de altura, têm a figura de um tubarão e trazem a seguinte mensagem na frente e no verso: evite o banho de mar em áreas de mar aberto (sem arrecifes), no período de maré alta (particularmente durante as luas nova e cheia), ao amanhecer e ao cair da tarde, na foz de rios, em áreas profundas (nível acima da cintura), em águas turvas (especialmente em períodos chuvosos), se estiver sozinho, com sangramento, com jóias ou objetos brilhantes e se estiver alcoolizado.

“A colocação das novas placas é uma forma de nos anteciparmos ao período que traz as condições ideais aos ataques de tubarão no litoral pernambucano, que é agora, a época chuvosa. Como as peças estão bem educativas, a população terá informações fundamentais para se proteger”, explicou o capitão Kléber Dallas, do Grupamento de Bombeiros Marítimos. Segundo o militar, as outras 80 placas existentes na orla estão sendo recuperadas e irão compor o corredor de informação do litoral. “Em alguns pontos de grande movimento de pessoas, nós iremos tirar as antigas e instalar as novas, que não são apenas ilustrativas. Em outros lugares, uma ficará próxima da outra”, disse.

A instalação dos equipamentos segue um diagnóstico sobre os riscos de cada área, o volume de banhistas e o histórico de ataques de tubarões. O estudo foi desenvolvido pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e pelo Instituto Oceanográfico.

Jornal do Commercio


.

Nenhum comentário: