sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Festa de Reis na casa da Rabeca

Mostra cultural e Festa de Reis na casa da Rabeca

A tradicional cerimônia de queima da lapinha que encerra o ciclo natalino ganha o reforço das manifestações típicas da época e vira uma grande festa que abre oficialmente a programação da Casa da Rabeca. Os festejos começam nesta sexta (4), com a Mostra de Cultura Popular, e segue até o domingo (6), que ganha programação especial em homenagem ao Dia de Reis.

A festa tem ciranda, coco, pastoril, cavalo marinho, tambor de crioula e cacuriá (estes dois importados do Maranhão. A Mostra de Cultura Popular será aberta às 20h da sexta com apresentação do coco Zambê do Rio Grande do Norte e o encontro de Lia de Itamaracá e mestre Salustiano, que apresentarão um show inédito com o repertório só de ciranda.

No segundo dia do evento, a programação vem com Tambor de Crioula e Teté do Cacuriá. O tambor de Crioula é uma dança de roda, negro-africana, oriunda do Maranhão. A Mostra de Cultura Popular se encerra no Dia de Reis - que simboliza a visita dos três reis magos ao menino Jesus e marca o fim do ciclo natalino -, com a queima da lapinha, pastoril, apresentação da Ciranda Pernambucana de Olinda e o encontro dos cavalos marinhos Boi do Matuto de Olinda e o Coroada de Araçoiaba.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=200813183806&assunto=76&onde=1

Nenhum comentário: