quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Mostra de artes visuais

Mostra de artes visuais aporta em Olinda
Publicado em 02.01.2008, às 11h15

Do JC OnLine

O projeto Célula Máter (Multimeios - Artes – Tecnologia - Educomunicacao - Realidade) abre ao público a segunda mostra coletiva de Artes Visuais no casarão 97 da Rua 13 de maio, em Olinda. A iniciativa faz parte do projeto do professor e designer Ghustavo Távora e do produtor cultural Gustavo Soares que, por meio da integração de artes, tecnologia e educomunicação, estimulam o talento criativo e incentivam a difusão cultural. Essa segunda mostra vai agregar exposições de fotografia, pintura e design gráfico, além de um bazar de roupas, bijou e origamis, que funcionará até o dia 20 de janeiro.

Na área de fotografia, os coordenadores do Célula Máter convidaram Ivan Alecrim para fazer a curadoria de uma mostra de fotojornalismo que vai trazer o tema Alegria do Povo. Segundo Alecrim, a idéia é aproveitar uma produção fotográfica que vários profissionais têm em seus acervos, mas que raramente é publicada nos veículos de comunicação. A exposição vai contar com a participação de fotógrafos deste JC, como Alexandre Severo, Chico Porto, Marcos Michael, Alexandro Auller, Hélia Scheppa e Rodrigo Lobo, além de imagens de Annaclarice Almeida, Beto Figueirôa, Cristiana Dias, Carol Pires, Gustavo Bettini e Mateus Sá.


A fotógrafa Raquel Santana, por sua vez, apresentará o trabalho Mazurca do Alto do Moura, traz o resultado da documentação fotográfica da tradicional manifestação cultural do Alto do Moura, em Caruaru. Ainda na área de fotografia, Marília Santos apresenta a instalação Pisa na Fulô, que reúne trinta fotos de várias espécies de flores fotografadas durante as viagens que a publicitária fez entre 2006 e 2007.


Entre os trabalhos de design gráfico, Diogo TodÉ vai apresentar o TodE´s Cardápio de Intervenções Urbanas. A segunda iniciativa de artes gráficas envolve a revista Traça que conta com 32 páginas e formato A5 e vai ser vendida por R$ 4 por seus organizadores. Em pintura, o artista plástico Álvaro César vai apresentar seis telas em técnicas mistas que fazem parte do trabalho Composição Sem Eixo. A idéia é discutir através de uma linguagem nervosa, combativa, questões relacionadas ao belo, invocando o que o artista chama de "plasticidade neurológica".


Paralelamente às exposições, o casarão do Célula Máter vai ser ocupado pelo "Bazar da 13", que foi elaborado em uma parceria de Ana Renata, Cecília Pessoa, Eva Duarte e Flávia Lira. O público poderá adquirir peças de brechó e da coleção de Cecília Pessoa, bijou feita por Ana Renata e origamis feitos por Eva Duarte, que também vai disponibilizar um display de origami em tamanho natural para que os visitantes posem para fotos.

SERVIÇO
Célula Máter – Segunda Mostra Coletiva de Artes Visuais
Até 20 de janeiro
Casarão 97 – Rua 13 de Maio (esquina com a rua Henrique Dias) - Sítio Histórico – Olinda
Sexta a domingo – a partir das 18h


http://jc.uol.com.br/2008/01/02/not_157968.php

Nenhum comentário: