quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Carnaval de Olinda terá programação noturna


Alceu Valença comanda festa de abertura no Fortim, dia 19

Do JC OnLine

Com um aumento de 12 para 15 polos de folia, Olinda anunciou nesta quinta-feira (12) a infra-estrutura que está sendo montada para o Carnaval 2009. Para os foliões - que entre turistas e pernambucanos devem somar 250 mil pessoas -, mais segurança, postos de saúde, centrais de informação e, claro, mais festa. "O Carnaval de Olinda é feito pela população. Nós apenas o organizamos para oferecer um bom evento a todos", disse Márcia Souto, secretária de Cultura e Patrimônio.

Conforme prometido desde o ano passado, a programação da cidade, famosa por dar os primeiros acordes de frevo já nas primeiras horas do dia, será estendida para a noite. Além dos shows nos palcos e das orquestras itinerantes que já cuidavam da animação nas ladeiras, desta vez algumas das mais movimentadas ruas - como o Amparo, Prudente do Moraes e São Bento - receberão grupos culturais para garantir a festa aos foliões que não descem para o Carnaval noturno do Recife. "Tinha quem dizia que Olinda perdia a qualidade de noite. Estamos fechando a agenda para que 18 agremiações façam a festa até as 23h", antecipou o secretário municipal de Turismo, Maurício Galvão.

Nos cinco dias de folia, mais de 700 agremiações, entre maracatus, escolas de samba, blocos e bonecos gigantes, vão desfilar. A abertura oficial do Carnaval será na quinta-feira (19), às 20h, no Polo Fortim, com shows de Alceu Valença, Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda. Mais cedo, às 7h30, haverá a lavagem simbólica das ladeiras.

A programação dos polos ainda não foi anunciada pela prefeitura, mas algumas atrações já estão definidas. No Fortim, se apresentarão Leci Brandão, Otto, Maciel Salu e Bonsucesso. No Polo Samba, no Alto da Sé, Patusco, Preto Velho e D'Breck comandam o gingado. Selma do Coco, Almir Rouche, além de maracatus, afoxés e blocos líricos são as atrações do Guadalupe. Em Sítio de Seu Reis, no Parque do Carmo, Monica Feijó, Zé Cafofinho, Quinteto Violado. Afoxés, maracatus e orquestras de frevo estão escaladas para o Bonsucesso.

Entre os polos, ainda estão o Afro Nação Xambá, Maracatu, o da Casa da Rabeca, os descentralizados de Peixinhos, Salgadinho, Rio Doce e Ouro Preto, o Encontro de Maracatu no Espaço Lumiara e o Passódromo, que este ano se muda para a Praça do Jacaré.

Em Olinda assim como em várias cidades e festas de Carnaval em 2009, Mestre Salu é o homenageado da folia. Segundo Márcia Souto, não houve voto popular este ano. "Houve unanimidade entre autoridades e agremiações pelo nome de Salu. Ele e Olinda são uma coisa só. Apesar de ser natural de Aliança, ele escolheu esta cidade para ele."


http://jc.uol.com.br/2009/02/12/not_191884.php

Nenhum comentário: