quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

História dos Tranquilos do Amparo



Fundada em 2004, a Troça Carnavalesca Mista Os Tranqüilos do Amparo nasceu de uma brincadeira de amigos e freqüentadores da tradicional Bodega de Véio, na Rua do Amparo, em Olinda, onde fixou sua sede e seu ponto de concentração dos desfiles.
Desde aquele ano se apresenta no carnaval, e vem aumentando cada vez mais seus admiradores foliões, na maioria deles crianças e idosos, que saem com o único objetivo, que é de brincar o carnaval com muita alegria e harmonia, o principal motivo da escolha do nome da agremiação.
No ano de 2006 a Troça trocou os dias de carnaval por um domingo antes, por se tratar de um dia mais “tranqüilo”, sendo uma das maiores exibições da semana pré carnavalesca nas ladeiras do Sítio Histórico.

Neste ano, o Bloco saiu no rítimo da copa, torcendo pelo Hexa do Brasil e inaugurou o seu carro alegórico, que representa uma rede com um boneco, estendida sobre dois coqueiros, inspirado na arte de seu estandarte, assinada pelo artista plástico Ricardo Silva, e foi acompanhado com duas orquestras de frevo, mais de dez bonecos gigantes e vinte passistas mirins.
Em 2007, além da Orquestra Polivalente, Os Tranquilos contaram com a presença de Don Tronxo, que lançou o primeiro CD do Bloco, homenageando os 100 anos do Frevo, lançando também o hino dos Tranqüilos, composto por ele, além de uma rica seleção de frevos.



No ano de 2008, foi inaugurado o novo estandarte dos Tranqüilos, e homenageou o cantor Alceu Valença, que retribuiu o gesto com um show especial na passagem do Bloco, de sua varanda na Rua de São Bento.

Em 2009, sexto ano do Bloco, a homenagem vai para Salustiano, Mestre da cultura pernambucana e do Brasil. O Bloco sairá da Bodega no domingo 15/fev, às 15 hs e contará com a participação de figuras da cultura de Mestre Salustiano, como Caboclos de Lança, Caboclinhos e do Boi, além de dezenas de bonecos gigantes e de passistas mirins e da Orquestra Polivalente.


No final do desfile, que está previsto para 17 hs, acontecerá na Bodega de Véio, um show com a Família Salustiano, que levará a galera ao delírio, com a rabeca encantada, ao som de muito coco de roda, cavalo marinho e maracatu. As camisas encontram-se à venda em Quintino´s Bar e Restaurante, em Peixinhos e na Bodega de Véio, ao preço de R$ 9,99.
HINO DOS TRANQUILOS (DON TRONXO)

Olinda já é Carnaval,
Vista Sua Fantasia!

Que os Tranqüilos do Amparo,
Bloco do Meu Coração
Já está na rua
Espalhando Alegria

Na Bodega de Véio eu Vi
O Frevo pegando Fogo,
É os Tranqüilos do Amparo
Brincando de novo

A gente bebe
E o Povo pede Bis,
Tranqüilidade meu Amor
É ser Feliz.


BLOCO
OS TRANQUILOS DO AMPARO
ANO VI

HOMENAGEM A MESTRE SALUSTIANO

SAÍDA: NESTE DOMINGO (15/FEV)
LOCAL: BODEGA DE VÉIO
CONCENTRAÇÃO: A PARTIR DE 12 hs
SAÍDA: 15 HS
CHEGADA DE VOLTA NA BODEGA: 17 HS
C/ SHOW DA FAMÍLIA SALUSTIANO E A RABECA ENCANTADA

CAMISAS A VENDA POR APENAS R$ 9,99
NA BODEGA DE VÉIO E EM
QUINTINO´S BAR E RESTAURANTE



.

3 comentários:

Valter Valente disse...

Este Bloco é Fantástico, é Totalmente imperdível, não deixe de fazer parte.

Unknown disse...

Você é bronca cara só para me deixar com inveja hein....Assim Amigo não vale. Mas guarda a minha aí que to chegando para o carnaval....E tome todas na saída do BLOCO.
Sucesso!
Dudão/Aracaju-SE

Unknown disse...

Participei do bloco com meu noivo SÉRGIO GUSMÃO em 2007, é realmete um bloco excelente. SE DEUS QUISER EM 2010 ESTAREMOS LÁ!!!!!!