quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Homem da Meia-Noite na Casa da Cultura


Alane Lira

Nesta sexta-feira (13), a Casa da Cultura de Pernambuco recebe um convidado ilustre: o Homem da Meia-Noite. Acompanhado de orquestra de frevo e passistas, o boneco gigante se apresenta na programação especial do espaço para o Carnaval. A ação é promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e irá contar com mais de 40 atrações de Pontos de Cultura do Estado, até 20 de fevereiro.


Homem da Meia-Noite (bloco) - Patrimônio Vivo de Pernambuco

Criado em 2 de fevereiro de 1932, o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite é uma das mais antigas e respeitadas agremiações a circular nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. Conhecido pelo boneco gigante do Carnaval pernambucano, O Homem da Meia-Noite é, na verdade, um calunga – personagem místico do candomblé, também presente no maracatu nação ou baque virado.

O gigante (com quase 4 metros de altura e 50 kg) abre oficialmente o Carnaval olindense há quase 80 anos, sempre à meia-noite do sábado de Zé Pereira. O bloco foi fundado por Benedito Bernardino da Silva, Sebastião Bernardino da Silva, Luciano Anacleto de Queiroz, Cosme José dos Santos, Manoel José dos Santos e Eliodoro Pereira da Silva, a partir de uma dissidência entre os diretores da Troça Carnavalesca Mista Cariri, de 1912, que desfilava aos domingos de Carnaval.

A criação do primeiro calunga foi idéia do músico Benedito Bernardino da Silva, que o fabricou juntamente com dois marceneiros do bairro do Bonsucesso, em Olinda, onde funciona a sede do clube. Nos primeiros desfiles, um bairro diferente da Cidade Alta era escolhido como ponto de partida para a folia. Nas saídas, sempre presentes uma chave prateada e um enorme relógio marcando 0h, marcas registradas da agremiação.

Durante 57 anos, O Homem da Meia-Noite foi carregado pela mesma pessoa, o bonequeiro Cidinho, um senhor que nunca se intimidou com o peso ou com o calor no interior da roupa de gigante, na qual a temperatura vai além dos 40ºC. Há cerca de 17 anos, esse posto foi assumido por Pedro Garrido.

O Homem da Meia-Noite é Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Governo de Pernambuco desde 2006. A sede do bloco fica em frente a Igreja de Nossa do Rosário dos Homens Pretos, no Bairro do Bonsucesso, no sitio histórico de Olinda.

Contato: (81) 3429-1326 e 8773-1964 (Luiz Adolpho, atual presidente). Rua do Bonsucesso, 132, Bonsucesso, Olinda/PE, CEP 53240–015. Site oficial: www.homemdameianoite.

http://www.nacaocultural.pe.gov.br/homem-da-meia-noite-bloco-patrimonio-vivo-de-pernambuco

.

2 comentários:

nbalike disse...

Hi,your blog is very nice.I like it very much. welcome to my blog !my blog is about Cheap Air Jordan Nike Dunk and Silver Tiffany. could you give me some suggestion? i shold thank you very much.

nbalike disse...

1、We have excellent customer service team, which could solve online various problems about the Silver Tiffany we provide in 24 hours.
2、We have perfect Logistics system, which guarantees all the ordered Silver Tiffany are delivered to you in good shape as fast as possible.
3、We have strong manufacture plant, which are able to provide various models, sizes & colors of Silver Tiffany ranging from 1 to 23 according to what you request.
4、We have the first-rate after-sale service , in case that the Silver Tiffanyproducts that you receive come across some quality problems, then, please do not worry, we are abound to refund all the payment in one week. Also, the products can be changed in one me month.The main products we specialize in are showed as follows.

Our Silver Tiffany:


Earring
Necklace
Bangle
Bracelet
Ring
pendant
Elsa Peretti
Return To Tiffany
Tiffany 1837
Paloma Picasso
Atlas
Frank Gehry
Browe Tiffany Notes
browse Siffany Somerset
Browse Tiffany Signature
Etoile
Tiffany Beads
Cushion