quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lixo entope canal e água suja invade casas de comunidade

Quem mora perto de canais tem medo, principalmente quando chega o inverno: garrafas, sofás, cadeiras e muito lixo são jogados. O resultado é canal entupido e água suja dentro de casa.

As prefeituras até limpam, mas muita gente não tem consciência e joga lixo no canal, sujando tudo de novo. Os moradores que vivem em volta sofrem com as consequências desse problema, a exemplo do que ocorre com a comunidade que vive perto do canal Lava Tripa, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Um dos moradores é José Arnaldo da Silva, que afirma estar com medo. Com a chegada do inverno, ele sabe que um antigo problema vai ser repetir: todos os anos, com o lixo e com a chuva, o canal Lava Tripa enche e a água invade as casas.

Ele conta que tentou diminuir os estragos construindo uma escada, mas não foi o suficiente. “Tem muita infiltração, e a água, onde tem caminho, vai entrando”, diz. “Dá uns cinco degraus subindo mais ou menos, com certeza, chega na minha cintura."

Para o eletricista Geraldo Barbosa, o problema é causado pela própria comunidade, que coloca o lixo no canal. “É a comunidade mesmo, é o pessoal que não tem noção”, comenta. “A prefeitura passa, o carro passa. Não pode fazer isso, tem que limpar tudo”.

A dona de casa Silverina Machado diz que o lixo vem de longe, arrastado pela água. Além disso, o esgoto das casas vai direto para o canal, o que atrai bichos e insetos. “Tem tanta muriçoca aqui, rato, e no canal tem muito bicho morto, cachorro, tudo”.

“As baratas entram nas casas das pessoas, o lixo vem de longe, sofá, tudo o que não presta passa aqui”, conta José Arnaldo da Silva.

SOLUÇÃO
De acordo com a prefeitura de Olinda, foi feita uma limpeza no canal em 2008. Nos primeiros seis meses deste ano, deve ser iniciada uma nova limpeza nos 24 canais que passam pelo município. Ainda não foi definida uma data certa, mas a informação é de que o primeiro trabalho vai ser feito no bairro de Rio Doce.



da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: