quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Tartaruga cabeça-chata desova no Bairro Novo


Tartaruga atraiu muitos curiosos, nesta quarta-feira à noite, em Olinda

Do JC OnLine
Com informações de Diogo Menezes, de Cidades/JC

Uma tartaruga cabeça-chata mudou a rotina da Praia de Bairro Novo, em Olinda, nesta quarta-feira à noite. O animal foi até o local para desovar e atraiu a atenção de vários curiosos, que aproveitaram para tirar fotos. Após cerca de três horas na areia, a tartaruga voltou para o mar. O local onde os ovos foram depositados foi isolado pelo Cipoma. O fotógrafo Clemilson Campos, da JC Imagem, registrou o momento. Confira na galeria ao lado.

De acordo com testemunhas, o animal chegou à praia por volta das 19h e tentou fazer o ninho próximo às pedras. Como foi importunada por alguns curiosos, mudou de lugar mais duas vezes, até se sentir segura. O músico Cleiton José da Silva estava caminhando na orla quando percebeu a movimentação. "As pessoas estavam mexendo no animal e eu pedi para que parassem", contou.

A Polícia Militar foi quem primeiro chegou ao local e isolou a área. Depois foi a vez dos Agentes da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), que colocaram estacas indicando que ali foram depositados os ovos. A orientação é que ninguém jogue bola no local, para não quebrar os ovos.

Entre as pessoas que estavam na praia, a pequena Taciana Maciel era uma das mais curiosas. "Nunca tinha visto isso antes. Achei lindo, mas a tartaruga é muito gorda", observou.

OCORRÊNCIA - No dia 19 de dezembro do ano passado, outra tartaruga veio a uma praia do Grande Recife para desovar. O local escolhido foi Boa Viagem. O JC OnLine conseguiu registrar o momento da escavação do ninho em vídeo. No entanto, ao chegar ao local, no dia seguinte, os pesquisadores do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA), em Itamaracá, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), não encontraram os ovos do animal.


http://jc.uol.com.br/2009/02/04/not_191230.php

Nenhum comentário: