segunda-feira, 4 de maio de 2009

Olinda: Sem postes de iluminação, moradores do Alto da Conquista vivem com medo

Comunidade pediu uma solução à prefeitura, mas nada foi feito até agora; segundo a população, já houve casos de assalto e até de homicídios no bairro

Da Redação do pe360graus.com

A escuridão está no caminho dos moradores do Alto da Conquista, no bairro de Águas Compridas, em Olinda. Lá, as lâmpadas de muitos postes não funcionam. A comunidade pediu uma solução à prefeitura, mas nada foi feito até agora. Enquanto isso, homens, mulheres e crianças se arriscam ao chegar ou sair de casa à noite.

Depois de um dia de trabalho, a vendedora Elizabete Normady não tem descanso ao descer do ônibus. Pela frente, mais vinte minutos de caminhada até chegar em casa. “A gente fica muita cansada, é exaustivo”, comenta. “Eu gostaria que tivesse transporte alternativo, para pegar depois de descer do ônibus. Às vezes preciso fazer esse percurso com sacola, com pacote”.

As estradas ligam à Mirueira, em Paulista, à Tabajara, em Olinda, são cheias de trechos mal iluminados. Com medo, muita gente evita andar na rua durante a noite. “Um mês atrás apareceu um carro roubado aqui, a polícia veio, levaram o carro”, lembra a dona de casa Rachel Coutinho. “Já teve desova aqui também. Todo mundo tem medo”.

A auxiliar de serviços gerais Maria das Dores e o marido voltam para casa de bicicleta. Todas as noites, ele vai buscar a mulher na parada de ônibus. Ela está grávida de três meses, e por isso não poderia andar de bicicleta.

“Tenho muito medo de cair, levar um tropeção, mas fazer o que? Não tem outro jeito”, afirma. “Acho melhor vir de bicicleta do que andando, porque é muito distante para mim e ainda tem que subir ladeira. E esse caminho é perigoso: tem assalto e até tarado”.

Os moradores dizem que as instalações das lâmpadas de pelo menos quatro postes foram roubadas. “Uns elementos passaram aqui, roubaram os jogos de luminárias dos postes”, conta o vigilante Rinaldo Santana. “Desde agosto do ano passado nós estamos cobrando da prefeitura de Olinda a reposição desses postes. O protocolo da reclamação é o 1047/08”.

A Prefeitura de Olinda informou que, ainda nesta segunda-feira (4), uma equipe de técnicos vai ao local para fazer uma vistoria nos postes.

.

Nenhum comentário: