sexta-feira, 10 de julho de 2009

Olinda: Em crise, Funeso discute situação financeira em audiência pública

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoverá, na próxima terça-feira (14), uma audiência pública para tratar da situação financeira da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso). De acordo com o MPPE, a Funeso possui um déficit de mais de R$ 100 milhões e corre o risco de fechar as portas caso não consiga quitar as dívidas. A audiência será às 9h, no Campus da fundação.

Em informação repassada pela assessoria de imprensa do MPPE, o promotor de Justiça André Felipe Barbosa, que vai presidir a audiência, teria classificado a reunião como uma espécie de “ultimato” para a Funeso, uma vez que a fundação estaria com pagamento de salários e obrigações tributárias em atraso. Ele explicou que a diretoria da faculdade chegou a apresentar um tipo de plano de salvamento para a fundação, onde constavam as atuais despesas da instituição e quanto passariam a gastar para que as dívidas fossem quitadas. Ele ressaltou, ainda, que é preciso avaliar a viabilidade do plano e o quanto isso afetará os funcionários do estabelecimento de ensino.

O diretor-geral da Funeso, Mário Marques, confirmou que a fundação está passando por problemas financeiros e que a proposta de realização da audiência partiu da própria diretoria, a fim de buscar soluções administrativas para a faculdade. Ele discordou, no entanto, do valor do déficit apresentado pelo MPPE, alegando que o montante das dívidas ainda não foi quantificado. “Esse valor não está estimado, porque temos ações na Justiça que discutem a maioria dos déficits, que são o não pagamento de impostos e outras questões”, afirma.

Para o diretor, a crise financeira se agravou na Funeso devido à inadimplência dos alunos e à acirrada concorrência do mercado de estabelecimentos de ensino superior na Região Metropolitana do Recife. “Isso tem a ver com a inadimplência, mas também com o grande número de faculdades que existe hoje”, atribui.

Apesar de ainda não vislumbrar uma solução para a situação financeira da fundação, Mário Marques garantiu que a Funeso não vai encerrar suas atividades. “Não existe possibilidade de a faculdade fechar, porque todos os impostos estão sendo negociados e, internamente, estamos fazendo vários ajustes administrativos e financeiros com a finalidade de equilibrarmos nossas contas”, declara.

A Funeso possui uma média de 3,2 mil alunos e 200 funcionários.



Por Ana Cláudia Dolores, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

OLINDA URGENTE - MAIS DE 170.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

Um comentário:

Banda Espaço Livre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.