quarta-feira, 8 de julho de 2009

Olinda: Obra do viaduto da Pan Nordestina será retomada


Novo viaduto e obras paisagísticas vão complementar a principal ligação entre Recife, Olinda e Paulista.

Com o objetivo de melhorar a estrutura e garantir o tráfego da avenida Pan Nordestina localizada no girador do Complexo de Salgadinho, na PE 15, em Olinda/PE, a Secretaria de Transportes do Estado conclui, ainda neste mês, a licitação para a realização de obras paisagísticas e a construção de dois viadutos. O complexo é a principal ligação entre os municípios de Recife, Olinda e Paulista .

A abertura da licitação está programada para o dia 20 de julho. No final de agosto haverá a abertura de preços e a publicação da empresa vencedora. Com a previsão de início das obras para setembro, o prazo de conclusão é o de 540 dias. O investimento, que estava orçado em R$ 19,6 milhões, ficou 37% mais caro devido às exigências do Iphan, passando para os R$ 32 milhões.

A obra de paisagismo, que compreende a construção de calçadas e a arborização da via, será do trecho entre a divisa do Recife até a divisa com Paulista. Com relação à avenida Pan Nordestina, serão construídos dois viadutos de 860 metros com uma distância entre eles já programada para receber transporte leve em trilhos ou em pneus. O valor inicial da obra era o de R$ 16 milhões.
Entretanto, para atender à solicitação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em relação às obras dos dois viadutos no girador do Complexo Salgadinho), o Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER) reduziu a altura dos dois equipamentos viários. Pelo projeto original, os viadutos teriam 9,5 metros de altura e foram reduzidos para oito metros.
Foram quatro reuniões entre equipes do Iphan e do DER para se chegar a um denominador comum. Tudo para proteger a paisagem da colina histórica de Olinda. De acordo com o superintende do Iphan, Frederico Almeida, a legislação federal nº 1155/79, estabelece três parâmetros construtivos para o entorno do Sítio Histórico de Olinda que variam de três a oito metros de altura. Além da redução dos viadutos, houve também uma mudança no desenho com a abertura vazada dos pilares que permitem uma melhor visibilidade.
Por causa da redução da altura, as extremidades tiveram que ser aumentadas em 70 metros de cada lado. Os dois viadutos vão desafogar o trânsito no local por onde circulam cerca de 40 mil carros/dia.

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