domingo, 5 de julho de 2009

Olinda Sujeira e insegurança preocupam alunos de escola municipal








Foto: Reprodução/TV Globo

Reforma do prédio do colégio Vereador José Mendes foi concluída, mas muitos estudantes ainda não têm professores em algumas disciplinas, nem livros e material escolar

Da Redação do pe360graus.com

No fim do primeiro semestre escolar, os alunos das escolas municipais de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, se preparam para ficar de férias. Na Escola Municipal Vereador José Mendes, em cinco meses de aula, muitos estudantes ainda não têm professores em algumas disciplinas, nem livros e material escolar.

A prefeitura está resolvendo parte do problema: a reforma no prédio. Mas para o segundo semestre, alunos e professores esperam mais. Os funcionários da prefeitura estão trabalhando na escola. A obra é para resolver alguns dos problemas que o NETV mostrou no fim do mês de abril.

O vazamento nos banheiros foi consertado. As salas de aula ganharam ventilador. “Eles estão fazendo a manutenção da capinação, a caixa d’água foi limpa e a instalação dos ventiladores, que era uma reclamação dos alunos, foi feita em todas as salas”, dia a diretora da escola, Lurdes Rocha.

O esgoto não está mais no pátio na frente da escola. Mas, lá dentro a água suja ainda está acumulada. A caixa de água foi limpa, mas continua com mato. Na sala de aula, as lâmpadas não acendem. Os alunos não têm uniformes e alguns estudantes reclamam da falta de professores material didático.

Até mesmo o número de bancas seria insuficiente, de acordo com o estudante Iranildo Marques. “Cadeira tem pouco e ao redor do colégio tem muita sujeira”, reclama. Ricardo dos Santos, que também estuda no colégio, concorda. “Só mandaram 20 livros para primeira e segunda série, temos dez turmas aqui de noite. Também falta professor de matemática”.

De acordo com a diretora Lurdes Rocha, o professor de português já chegou. “Estamos esperando o de matemática para hoje”, disse.

Também falta segurança. Na frente da escola tem grades, mas os muros laterais são baixos e deixam o pátio vulnerável. O diretor administrativo da Secretaria de Educação de Olinda, Crisaldo Palmeira, disse que três licitações estão em andamento. “Temos um processo de licitação para fardamento e material didático, que é do que a escola mais precisa”.

Sobre a falta de segurança, ele disse que a secretaria deve montar um projeto para deixar a escola mais segura. O diretor diz que a escola deve estar com todos os problemas resolvidos no dia 1º de outubro. “Acredito que nesses três meses teremos essas coisas compostas, sem problema nenhum”, garantiu o diretor.


.

Nenhum comentário: